Sarney Filho

Governo mantém projeto de licenciamento do MMA

Ministro Sarney Filho defendeu a integralidade do projeto elaborado no Ministério do Meio Ambiente

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38
Ministro defendeu projeto do Meio Ambiente
Ministro defendeu projeto do Meio Ambiente ( Sarney Filho destaca apoio às atividades e os projetos que têm enfoque socioambiental)

O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, defendeu nesta quinta-feira, 10, o projeto da Lei Geral de Licenciamento Ambiental elaborado pelo Ministério do Meio Ambiente que será encaminhado pelo governo para votação no Plenário da Câmara. “Este foi um grande avanço. O governo agora fechou questão sobre o nosso texto que foi amplamente negociado com a sociedade civil, ministério público e com setores produtivos”, comemorou o ministro.

Sarney Filho falou sobre as mudanças no licenciamento durante o 1º Seminário Internacional: Pantanal, Ohavango e Everglades – Desafios e Oportunidades, evento da Frente Parlamentar Ambientalista do Congresso Nacional, realizado em Brasília.

“A decisão do presidente Michel Temer de enviar o projeto diretamente para o Plenário da Câmara dos Deputados, afasta fantasmas que estavam assustando a todos, diante da possibilidade de aprovação do substitutivo do relator da matéria, deputado Mauro Pereira (PMDB-RS), na a Comissão de Finanças e Tributação que comprometia o licenciamento ambiental”, disse o ministro.

“Nossa proposta é consistente, desburocratiza, oferece segurança jurídica e ao mesmo tempo mantém o foco no desenvolvimento sustentável, ou seja, nós vamos ajudar a melhorar o processo de licenciamento que enfrenta dificuldades, não só de pessoal, mas também porque a legislação é muito dispersa”, defendeu.

O ministro reforçou que o substituto do deputado Mauro Pereira “era muito ruim”, e que “fazia concessões indevidas ao mesmo tempo que gerava instabilidade jurídica”.

“Se a lei se baseasse nessa proposta, imediatamente criaríamos uma disputa entre os estados, a exemplo da guerra fiscal, com o início de uma guerra ambiental”, afirmou o ministro. Além disso, Sarney Filho alertou que “no dia seguinte o governo passaria a enfrentar várias Ações de Inconstitucionalidade”.

O ministro também falou sobre os reflexos de mudanças no texto original do Ministério do Meio Ambiente no processo de desenvolvimento do país. “Qual empresário e qual o Fundo vai querer investir numa obra, na duplicação de uma rodovia, ou de uma ferrovia, ou até mesmo de uma hidrelétrica se não tem a certeza que juridicamente poderá ser questionado no futuro”, questionou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.