Eleições 2018

Declaração de Aécio impõe mudança de postura a Flávio Dino

Afastado da cúpula nacional do PSDB desde o processo de impeachment de Dilma Rousseff, quando atuou em defesa da petista, Flavio Dino terá de buscar articulação

Ronaldo Rocha

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38
Senador Aécio Neves rechaçou descartou aliança com Flávio DIno
Senador Aécio Neves rechaçou descartou aliança com Flávio DIno (Aecio Neves)

A declaração do senador Aécio Neves a respeito da postura que deve ser adotada em 2018 pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) no Maranhão, vai impor mudança de estratégia ao governador Flávio Dino (PCdoB) em relação à sua articulação política para a disputa da reeleição.

Neves afirmou ao colunista Cláudio Humberto, do Diário do Poder, que o partido deve seguir novos rumos na eleição majoritária do próximo ano. “O PSDB vai construir um caminho próprio no Maranhão”, disse Aécio ao jornalista.

Em 2014 a legenda formou chapa com o PCdoB no estado, e indicou o então candidato a vice-governador, Carlos Brandão. O tucano, que já atuava como presidente do PSDB, foi reeleito na semana passada para mais um biênio à frente do partido.

O posicionamento de Aécio, contudo, altera o cenário e obriga o governador do Maranhão a mudar de postura.

Distante da cúpula nacional do PSDB, sobretudo após todo o processo de impeachment da ex-presidente da República, Dilma Rousseff (PT), quando atuou de forma contundente em defesa da petista, Flávio Dino terá de definir se permanecerá com o PSDB, ou se vai aderir ao projeto nacional do Partido dos Trabalhadores (PT).

Para permanecer com aliança junto ao PSDB, Dino precisará se reaproximar de lideranças nacionais da sigla e mostrar que o seu projeto de reeleição atende a interesses da legenda no Maranhão.

Apesar de possuir relação de proximidade com Carlos Brandão, Flávio Dino enfrenta resistência da direção nacional do partido.

Apoio – Por outro lado, o comunista dispõe de prestígio e livre acesso ao PT nacional e estadual.

No processo de eleição da direção estadual do Partido dos Trabalhadores, todos os candidatos ao comando da sigla declararam intenção de construir uma aliança em prol da reeleição do governador em 2018.

No âmbito nacional, Dino passou a ter mais proximidade com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, durante o processo de impeachment.

O objetivo do comunista, é manter os dois partidos alinhados ao seu projeto de poder no Maranhão.

Saiba Mais

O governador Flávio Dino (PCdoB) participou da convenção estadual do PSDB, no último domingo, que confirmou a reeleição do vice-governador do estado, Carlos Brandão, na presidência da sigla. Na ocasião, Dino confirmou interesse em reeditar aliança com o partido para as eleições de 2018.

“Há muito para acontecer”, diz Carlos Brandão

O presidente estadual do PSDB, vice-governador Carlos Brandão, afirmou em entrevista a uma rádio local que ainda não há decisão sobre aliança política ou coligações para a eleição 2018.

Ele explicou que o partido vai aguardar a discussão da Reforma Política no Congresso Nacional.

“Há muita coisa para acontecer ainda e a questão da aliança estamos deixando para discutir mais a frente. Depois da Reforma da Previdência ainda haverá a Reforma Política, então não sabemos nem como é que tudo vai ficar. Vai ser aprovado o código de barreira? Vai ser aprovado o fim das coligações? Vai ser aprovado o voto em lista fechada? Vai acabar a figura do vice? Então não da para se posicionar neste momento”, disse.

De acordo com o tucano, independentemente da aliança, o partido vai se atuar como um dos protagonistas das eleições 2018.

“A orientação que tenho do partido é para que a gente vá ‘tocando’, procure aliados para aumentar a bancada federal e estadual, e com certeza o partido, pelo tamanho que tem, vai assegurar espaço numa chapa majoritária. A gente só ainda não sabe de que forma. [...] O partido está grande, forte e com densidade eleitoral, estamos armando o time para jogar, mas o jogo só se dará mais na frente”, finalizou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.