Polícia em alerta

180 homens farão a segurança do Centro

Efetivo se refere aos três dias de trabalhos mais intensos, incluindo o próximo domingo, quando as lojas deverão estar abertas normalmente

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39
Polícia Militar reforçará a segurança na Rua Grande
Polícia Militar reforçará a segurança na Rua Grande (segurança)

SÃO LUÍS - Pelo menos 180 homens deverão ser designados pela Polícia Militar do Maranhão (PM) para fazer a segurança na região Central da cidade durante os dias que antecedem ao Dia das Mães. De acordo com a polícia, o efetivo inclui a data - no próximo domingo (14) -, quando as lojas deverão estar abertas normalmente.

Segundo o comando do 9º Batalhão da Polícia Militar (BPM), além da Rua Grande, outras vias dessa região da cidade - como as ruas de Santana, da Paz e Rio Branco - serão monitoradas. Além das viaturas, os policiais contarão com motocicletas e cavalos. Outros homens circularão no Centro a pé.

De acordo com o coronel Harlan Silva (que assumirá oficialmente o comando do 9º Batalhão amanhã), a principal preocupação é com a ocorrência de furtos de objetos de pequeno valor. “Estes crimes são os de maior preocupação, já que, com a importância da data, haverá muito dinheiro circulando pelo Centro, pois muita gente ainda opta pelo pagamento à vista de suas compras”, disse.

Ainda segundo o coronel, se­rão feitas rondas e nos horários de maior concentração de público no Centro. “Outro trecho que servirá de monitoramento será a Praça Deodoro, já que, enquanto na Rua Grande as pessoas estão em constante circulação, na Deodoro, em sua maioria, elas estão menos móveis e aguardando por seus coletivos para ir até sua casa, facilitando a ação do criminoso”, afirmou.

Um trecho que servirá de monitoramento será a Praça Deodoro, já que, enquanto na Rua Grande as pessoas estão em constante circulação, na Deodoro, em sua maioria, elas estão menos móveis e aguardando por seus coletivos para ir até sua casa, facilitando a ação do criminoso”Coronel Harlan Silva, responsável pelo 9º Batalhão da PM

Arrombamentos
Com a intensificação das compras, os lojistas deverão estar com estoques cheios em seus estabelecimentos para atender às exigências dos consumidores no dia das Mães.

Por isso, a polícia também se preocupa com a ocorrência de arrombamentos. Na semana passada, pelo menos três ocorrências desta prática criminosa foram registradas.

Após as ocorrências, apenas uma pessoa até o momento foi presa. Com o acusado, foram recuperadas apenas duas televisões, número considerado baixo já que, de apenas uma loja, foram levadas quinze televisões. “A polícia também estará atenta a esta prática e manterá vigilância à noite, horário em que os arrombamentos costumam ser mais comuns”, afirmou o coronel.

DICAS DE SEGURANÇA

A polícia também informa dicas de segurança para quem for ao Centro. Além de evitar a circulação com um alto valor em espécie de dinheiro, outra dica é evitar andar com bolsas nas costas, que facilitam a ação dos criminosos. Outra orientação é ser mais sucinto, na hora de falar no celular, já que o objeto também costuma ser visado durante os assaltos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.