Vistoria

Vistoria constata irregularidade no lar de idosos Solar do Outono

Ação foi coordenada pelo Ministério Público e teve a participação de outros órgãos; foram encontrados problemas na parte estrutural, além de falta de medicamento; situação compromete bem-estar dos idosos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39
Piso quebrado coloca em perigo idosos e funcionários, que podem cair a qualquer momento ao caminhar
Piso quebrado coloca em perigo idosos e funcionários, que podem cair a qualquer momento ao caminhar (solar do outono)

SÃO LUÍS - O Ministério Público do Maranhão (MP) realizou na manhã de ontem uma inspeção no Asilo Solar do Outono, localizado no bairro Cohab, em São Luís. Durante a atividade, foram encontradas irregularidades que colocam em risco a saúde e a vida não apenas dos idosos que lá estão, mas também dos funcionários.

A vistoria foi motivada após denúncias de que os idosos estavam sendo penalizados por causa da falta de estrutura do asilo. Além do MP, outras entidades participaram da vistoria, como o Corpo de Bombeiros e o Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren-MA).

Ausência
Durante a atividade, a falta de estrutura do prédio foi o que mais chamou a atenção. Na atividade, foi constatado que diversos cômodos do asilo estavam com o piso quebrado, situação que compromete diretamente a locomoção das pessoas idosas e aumenta a possibilidade de acidentes, co­mo já aconteceu no local.

“A parte estrutural é a mais grave. É visível, pois o prédio está bem deteriorado e abandonado. Por causa desse piso, alguns idosos e funcionários tiveram quedas. A gente sente que o poder público não está dando a devida atenção”, disse o promotor Augusto Cutrim, responsável pela Promotoria da Defesa dos Direitos do Idoso, em entrevista à TV Mirante.

Também foi constatado que alguns banheiros estavam interditados. Além disso, há deficiências nas instalações elétricas e hidráulicas do asilo; ausência de medicamentos; ferrugens nas estruturas metálicas das camas e outros móveis Todos esses problemas afetam o bem-estar dos idosos que estavam nas dependências do asilo.

Por causa dos problemas encontrados, o promotor Cutrim afirmou que serão tomadas medidas administrativas para solucionar as irregularidades e, caso elas continuem, serão adotadas ações judiciais. “Temos várias medidas administrativas e, se não forem necessárias, serão as judiciais. Vamos intimar o secretário para ele vir falar
urgentemente conosco. Sabemos que tem um recurso de R$ 600 mil para essa reforma de urgência”, pontuou.

Segundo o presidente do Coren-MA, Jhonny Marlon Campos Sousa, ações como esta são de fundamental importância para garantir a assistência adequada aos idosos, uma vez nem sempre as famílias acompanham essas pessoas.
"Dentro de sua área de competência, cada órgão atuará para garantir um atendimento melhor a essas pessoas. O Coren, por exemplo, vem averiguar a assistência em enfermagem verificando pontos como o quantitativo correto de profissionais para atender o total de 30 idosos e se os profissionais estão devidamente capacitados para atuar no lugar", afirmou.

Outros asilos da cidade também serão vistoriados nos próximos dias. O Governo do Estado foi procurado pela reportagem para saber se estava ciente dos problemas no Solar do Outono e o que poderia ser feito para mudar essa realidade, mas até o fechamento desta página nenhuma resposta foi obtida.l

SAIBA MAIS

O Solar do Outono é de responsabilidade do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes). Atualmente, a unidade tem a capacidade para abrigar 40 idosos e dispõe de banheiros adaptados, quartos amplos, rampas de acessibilidade, sistema de segurança, enfermagem, farmácia, além de refeitório, cozinha e área de convivência.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.