Liga dos Campeões

Real Madrid sofre, mas elimina o rival Atlético e vai à final

O Real Madrid disputará a decisão da Liga dos Campeões contra a Juventus

Estadão Conteúdo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39
(Real Atletico)

MADRID (ESPANHA) - O Atlético de Madrid até se esforçou nesta quarta-feira. Com forte apoio da torcida, no estádio Vicente Calderón, surpreendeu no primeiro tempo e abriu 2 a 0 sobre o Real Madrid em 16 minutos de jogo. Mas voltou a sucumbir diante do rival na Liga dos Campeões. O Atlético venceu o jogo da volta da semifinal por 2 a 1, placar insuficiente para reverter a vitória do Real por 3 a 0 na partida de ida.

Em duelo marcado pela tensão em campo e pela esperança nas arquibancadas, o Atlético abriu rapidamente 2 a 0 na etapa inicial. Porém, o Real não se abalou e marcou o seu gol antes do intervalo. O time da casa precisaria de mais três gols para avançar no clássico que foi o último no estádio - o Vicente Calderón deixará de ser a casa do time atleticano na próxima temporada e será demolido em 2018.

Mais uma vez, o Atlético foi batido pelo rival na Liga dos Campeões. No ano passado, foi superado na final, na disputa de pênaltis. E, na temporada 2013/2014, o time comandado por Diego Simeone sofreu gol no fim, no tempo normal, e levou a virada na prorrogação da decisão do título.

O Real, por sua vez, disputará a segunda final consecutiva. Na grande decisão, o adversário do time de Marcelo, Casemiro e Danilo (titular hoje) será a Juventus, que venceu o Monaco por 2 a 1 na terça, no jogo da volta.

A equipe espanhola mira a 12ª taça na competição europeia, enquanto o time italiano quer o terceiro título - o último obtido em 1995-1996. A final está marcada para o dia 3 de junho, na cidade de Cardiff, no País de Gales.

Atlético e Real disputaram um primeiro tempo de placar improvável e tensão esperada nesta quarta. Em busca do prejuízo, após a derrota na ida, o time da casa tratou de acelerar o duelo desde os primeiros segundos. Como resultado, aos 6 minutos, cada time já havia criado uma boa chance de gol. Os goleiros Oblak e Navas salvaram suas equipes.

Com forte presença no ataque, o Atlético impunha pressão. Aos 7, a torcida ganhou motivos para se agitar ainda mais nas arquibancadas do Vicente Calderón. Casemiro dividiu com Carrasco dentro da área e o atleticano foi ao chão. Torcida e time da casa pediram pênalti, ignorado pelo árbitro.

As jogadas mais ríspidas davam tempero extra ao jogo. Aos 5 minutos, cada time já exibia um cartão amarelo. O clima de rivalidade ganhou ainda mais emoção num intervalo de apenas cinco minutos. Foi o tempo que o Atlético precisou para marcar dois gols e incendiar de vez a partida.

Aos 11, Saúl Ñíguez se antecipou à defesa, na primeira trave, e completou de cabeça para as redes a cobrança de escanteio na área. Na sequência, aos 14, o zagueiro Varane derrubou Fernando Torres dentro da área e, desta vez, o árbitro confirmou o pênalti. Griezmann bateu mal e Navas chegou a encostar na bola, porém sem evitar o gol. Agora o Atlético só precisaria de um gol para levar o duelo para a prorrogação.

Mas o ataque do Real, com uma ajuda imensa da defesa atleticana, tratou de levar desânimo às arquibancadas aos 41. Benzema passou por três na linha de fundo e cruzou para trás. Kroos bateu forte e rasteiro e Oblak fez linda defesa. No entanto, deu rebote e Isco não perdoou na pequena área. Ao levar o gol em casa, o Atlético precisaria de três gols para reverter a vantagem do Real e avançar à final.

Para o segundo tempo, o técnico Diego Simeone reforçou o setor ofensivo. Trocou um lateral pelo meia Partey e colocou Gameiro no lugar de Torres. Mas nada reacendeu o ânimo do Atlético, abatido pelo gol do Real.

Mais solto em campo, o time visitante teve chances de empatar o jogo aos 9 e aos 12 minutos, com Isco e Cristiano Ronaldo. O português até balançou as redes aos 24, mas estava impedido. O jogo perdeu em ritmo e os dois times pareciam até desmotivados em campo.

Somente a partir dos 20 minutos que o Atlético voltou a investir no ataque. Navas precisou fazer duas boas intervenções para evitar o terceiro gol dos anfitriões. Carrasco e Griezmann perderam as chances. Num último suspiro do time da casa, já sob chuva, Godín parou em outra defesa de Navas aos 44 minutos, antes do apito final.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.