Auxílio

Procon Móvel atende em Grajaú e Nova Iorque

Em Grajaú, as unidades móveis do Procon ficam instaladas na Escola Frei Alberto Bereta, Rua Rui Barbosa, S/N, Centro, até o dia 13 de maio

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39
Atendimento móvel do Procon estará em dois municípios
Atendimento móvel do Procon estará em dois municípios (procon)

GRAJAÚ - A partir de hoje, o Procon Móvel levará serviços, como emissão de documentação básica, em parceria com a Polícia Militar, e atendimento ao consumidor, aos municípios de Grajaú e Nova Iorque. O atendimento ocorre das 8h às 17h, nas duas localidades.

Em Grajaú, as unidades móveis do Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Estado do Maranhão (Procon/MA) ficam instaladas na Escola Frei Alberto Bereta, Rua Rui Barbosa, s/n, no Centro, até o dia 13 de maio. Já em Nova Iorque, será realizado na Câmara de Vereadores, localizada na Praça da Matriz, n° 1, no Centro, somente até o dia 12 deste mês.

Estarão disponíveis à população os serviços de emissão da 1ª e 2ª via do RG, inscrição e consulta do CPF, antecedentes criminais e serviços do balcão do cidadão, que incluem emissão de boletim de ocorrência, consultas (NIT, PIS/Pasep, Bolsa Família), inscrições em concursos e outros serviços on-line. Além destes serviços, poderão ser realizadas a formalização de denúncias contra empresas e a orientação de consumidores e fornecedores.

Para acessar os serviços do Viva, o cidadão deve estar com os documentos originais. Para solicitar o RG, é necessário apresentar a original da certidão de nascimento ou certidão de casamento. A emissão da 1ª via do documento é gratuita.
Já a taxa para a 2ª via custa R$ 32,83, mas pode ser gratuita, caso o cidadão apresente boletim de ocorrência provando roubo ou furto, ou comprovante de cadastro no CadÚnico do Governo Federal, como o cartão Bolsa Família.

No caso do CPF, o solicitante deve apresentar certidão de nascimento ou de casamento.
A inscrição é gratuita, bem como a segunda via. Vale lembrar que, para menores de idade, é indispensável o acompanhamento dos pais ou responsáveis. Para formalizar denúncias contra serviços e empresas privadas, o consumidor deve estar de posse de original e cópia dos seus documentos originais, além de portar também comprovantes da denúncia, como faturas, contratos, notas fiscais e números de protocolo.

Para o presidente do Procon/MA e do Viva, Duarte Júnior, o atendimento móvel é um serviço de extrema importância para que o cidadão obtenha sua documentação básica. “Com as unidades móveis, garantimos ao cidadão ter a sua cidadania efetivada. Oferecendo comodidade e acessibilidade aos consumidores, estamos levando os serviços para mais perto da população”, finalizou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.