Enlace

Casamento Comunitário marca os 182 anos de Passagem Franca

Na segunda-feira, 8, dia do aniversário da cidade, 113 casais oficializaram a união, em evento promovido pelo Judiciário da Comarca de Passagem Franca

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39
Casais de idades variadas disseram sim aos juízes que participaram do evento, em Passagem Franca
Casais de idades variadas disseram sim aos juízes que participaram do evento, em Passagem Franca (casamento comunitário)

PASSAGEM FRANCA - A felicidade no semblante de casais, com décadas de convivência, por terem suas certidões de casamento em mãos, foi o que mais chamou a atenção na cerimônia do projeto Casamentos Comunitários na Comarca de Passagem Franca, realizado no fim da tarde de segunda-feira, 8, dia do aniversário do município, com 182 anos de emancipação política e administrativa.

Foram 113 casais - das mais diversas idades e tempo de convivência - dizendo sim aos juízes que participaram do evento, organizado pela juíza Arianna Saraiva, titular da Comarca de Passagem Franca, com o apoio da Serventia Extrajudicial e da Prefeitura. Além da magistrada, participaram do evento celebrando os casamentos os juízes Júlio Cesar Praseres (auxiliar da Presidência), Clênio Lima (São Domingos do Maranhão), Mayana Andrade (Buriti Bravo), Nuza Lima (Alto Parnaíba), Talita Barreto (Loreto), Claudilene Oliveira (Pastos Bons), Caio Davi Medeiros Vera (São Domingos do Azeitão) e Raniel Barbosa Nunes (São João dos Patos).

União
A cerimônia foi aberta pelo presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Cleones Cunha, que mais uma vez ressaltou o dever do Judiciário em promover eventos como esse para ofertar direitos aos cidadãos. Ele também ressaltou o respeito mútuo entre os casais.

"Muitos de vocês já têm anos de convivência e apenas queriam estar verdadeiramente casados perante a lei. Outros estão iniciando uma vida a dois, que requer carinho, parceria e respeito. Desejo muitas felicidades a todos os casais aqui, nesse projeto, que cumpre o papel social e o nosso papel como servidores públicos, para servirmos vocês", frisou.

Em seu discurso, a juíza Arianna Saraiva disse que os casais que participaram da cerimônia o fizeram por livre e espontânea vontade, na busca pela segurança do compromisso perante a lei. "Um casamento perfeito une duas pessoas imperfeitas, que se recusam a desistir uma da outra", lembrou a juíza, citando o ditado popular, ao falar ainda sobre a construção do amor, mesmo que em momentos de dificuldades.

Celebrações
No terceiro Casamento Comunitário de Passagem Franca, realizado na data de comemoração dos 182 anos do município, alguns casais se destacaram na solenidade. Antônio Araújo de Sousa e Maria Antônia Sousa formavam o casal com o noivo mais idoso, com 94 anos. A noiva, com 64 anos, porém, já tem uma história de mais de 40 anos ao lado dele. Com felicidade e vibrando de amor, os dois realizaram o sonho de colocar as alianças e ganharam a certidão de casamento, para coroar as décadas de parceria.

Já a noiva mais nova tinha 15 anos e o noivo, 18 anos. Silas Cardoso Silva e Karleane Santos Pereira tomaram a decisão de se unir em matrimônio, celebrado com destaque no evento.

E a celebração maior foi em família. Valter Alves de Sousa e Aldeísa de Sousa, juntos há 30 anos, formalizaram a união quando as duas filhas do casal também fizeram o mesmo.

Aldeire Sousa Alves se uniu a Juscelino Pereira, e Adriana Sousa Alves a Antonio Bento Laurindo Souza. "É alegria em família. Há tempos queríamos todos com suas certidões, e somente agora tivemos a oportunidade", disse Valter Sousa, noivo e pai das noivas, ressaltando o carinho pelos genros e a felicidade em família.

SAIBA MAIS

Durante o evento, todos os casais receberam lembranças personalizadas, pensadas pela magistrada Arianna Saraiva como uma forma de marcar o momento, além de prêmios doados por comerciantes e empresários da região. Todos os casais receberam presentes através de sorteio, incluindo geladeira, fogão, liquidificador, faqueiros, copos e até tratamento dentário.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.