Audiência Pública

Vereadores criticam ausência em audiência pública de secretário de Educação de São Luís

Moacir Feitosa foi convocado pela Câmara Municipal para explicar a situação da Educação na capital maranhense, mas ele faltou justificando problemas de saúde na família

Carla Lima Subeditora de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39
Proposta de audiência foi do vereador Marquinhos Silva
Proposta de audiência foi do vereador Marquinhos Silva (Marquinhos Silva)

Na sessão desta terça-feira, 9, vereadores de São Luís voltaram a especular sobre a exoneração do secretário Municipal de Educação, Moacir Feitosa. Os parlamentares debatiam a ausência do auxiliar do prefeito Edivaldo Júnior (PDT) em audiência pública que ocorreria hoje, mas que acabou sendo adiada.

O motivo para adiar a audiência pública que debateria a situação das escolas da rede municipal foi problemas de saúde de familiar de Feitosa.

Mesmo com a justificativa, os vereadores Estevão Aragão (PSB) e Sá Marques (PHS) criticaram a ausência do secretário e voltaram a especular sobre a saída de Moacir Feitosa da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

A audiência pública foi proposta pelo vereador Marquinhos Silva (DEM) convocando o titular da Educação para explicar sobre a situação das escolas e também os investimentos que estão sendo feitos principalmente na reforma dos prédios das escolas.

“Desde o início desta legislatura eu tenho pedido a realização da audiência pública sobre a educação no nosso município, pois inúmeros são os problemas, escola fechando; estado precário de algumas unidades de ensino; insatisfação dos alunos; não cumprimento da carga horária de 200 dias letivos, enfim, são vários os problemas existentes que afetam diretamente a rede de ensino municipal. Então esse será o momento da população fazer as reivindicações diretamente para o secretário e as outras pessoas responsáveis pela educação no município”, disse o vereador

FNDE

O vereador Francisco Chaguinhas (PP) encaminhou pedido a Prefeitura de São Luís para que sejam detalhados os investimentos feitos com a verba do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Segundo o vereador, convênios foram firmados entre a Prefeitura e o Governo Federal, mas não está claro como a verba foi utilizada na cidade.

"Essa solicitação é de extrema necessidade, pois queremos colocar mais transparência e capacitar mais a sociedade de informações sobre esses recursos e comparar o que foi gasto e o que foi feito. O requerimento ajuda a qualificar os números que estão muito soltos. Vemos hoje as dificuldades nas escolas que estão colocadas como reformadas. Mas se nós observarmos, nada foi feito. Então, o detalhamento é essencial, para que possamos cobrar do executivo municipal a efetivação correta dos recursos", disse.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.