Lava Jato

Ministério Público quer aumento de pena para Eduardo Cunha

Procuradores contestam decisão do juiz Sérgio Moro sobre falta de provas de um dos crimes dos quais o ex-deputado é acusado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39

BRASÍLIA - O Ministério Público Federal (MPF) apresentou na sexta-feira,5, as razões de apelação da sentença do juiz federal Sérgio Moro contra o ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha. Entre as razões da apelação está o pedido para que o peemedebista seja condenado por um dos crimes de lavagem de dinheiro pelo qual foi absolvido, no valor de US$ 165 mil.

Moro tinha absolvido Cunha da acusação, sob a alegação de que não teria sido sido possível comprovar a origem ilícita dos recursos. Para o MPF, contudo, como os valores tramitaram na mesma conta que recebeu o restante dos recursos de origem criminosa, tais valores também estariam sob suspeita.

Cunha foi condenado a 15 anos e quatro meses

O MPF também pediu que Moro aumente a pena de Cunha, no sentido de considerar a conduta social e motivos do crime como questões negativas, e não neutras, como havia sido estabelecido na sentença, o que aumentaria a pena. Os procuradores dizem que Cunha "agiu de maneira egoística e atentatória contra estes mandamentos parlamentares, razão pela qual sua conduta social deve ser valorada negativa".

Os procuradores solicitam ainda que a pena de confisco de bens seja individualizada para cada crime em que Cunha foi condenado; e que o valor de US$ 77,5 milhões seja fixado para a reparação dos danos causados pelos crimes.

O recurso de apelação deve ser encaminhado para o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). Eduardo Cunha foi condenado a 15 anos e 4 meses de reclusão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.