Balneabilidade

Só um trecho da orla próprio para banho, na praia do Calhau

Para os laudos, são coletadas e analisadas amostras de água de 21 pontos distribuídos nas praias da Ponta d’Areia, São Marcos, Calhau, Olho d’Água, Praia do Meio e Araçagi

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39
Apenas um trecho da orla, no Calhau, está próprio para o banho de mar
Apenas um trecho da orla, no Calhau, está próprio para o banho de mar (calhau)

SÃO LUÍS - São Luís tem 32 quilômetros de praia, mas o que deveria ser um cartão postal e área de lazer para ludovicenses e turistas está sendo degradado pela poluição. A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) divulga constantemente laudos informando as condições de balneabilidade dos 21 principais pontos de praia de São Luís e São José de Ribamar. E o último laudo divulgado pela secretaria aponta que apenas um trecho de praia está em condições de banho.

Segundo o último relatório de balneabilidade divulgado dia 4, só o trecho da Praia do Calhau, à direita da elevatória 2 da Caema está em condições de banho. Em abril de 2017, houve uma mudança mais brusca nos laudos de balneabilidade, em comparação com os resultados dos meses anteriores. Enquanto em março deste ano, por exemplo, havia um cenário de até dez trechos liberados (conforme atestava o laudo técnico divulgado pela pasta no dia 16 daquele mês), no quarto mês do ano, a quantidade de trechos liberados sofreu redução de 30% (passando de 10 para 7).

Mas a queda mais visível na qualidade da água das praias foi observada no laudo seguinte, divulgado no dia 13 de abril. Na ocasião, segundo estudos da Sema, havia apenas um trecho (na Praia do Meio) próprio para uso. No dia 25 do mesmo mês (após passar mais de uma semana sem divulgar os laudos, desobedecendo à Justiça), a pasta ligada ao meio ambiente informou que, naquela data, três trechos estavam próprios.

Para os laudos, são coletadas e analisadas amostras de água de 21 pontos distribuídos nas praias da Ponta d’Areia, São Marcos, Calhau, Olho d’Água, Praia do Meio e Araçagi. Dos 21 trechos analisados, todos foram considerados impróprios para banho. Esses pontos não estão recomendados para banho porque não estão de acordo com o estabelecido pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) que, em sua resolução nº 240/00, considera impróprio para banho o trecho cuja presença de coliformes fecais for superior a 2000 por 100 mililitros de água.

Os pontos de praia analisados pela Sema foram considerados poluídos porque apresentaram níveis de Escherichia coli (coliformes fecais) abaixo do que determina a Resolução nº 274/00, do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).

Número

21 é a quantidade de pontos monitorados pela Sema na orla de São Luís

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.