No tribunal

Pleno do STJD definirá futuro do Campeonato Maranhense

Tribunal suspendeu a competição até que situação seja definida; Sampaio e Moto brigam por vaga na final do segundo turno contra o Cordino

Ronaldo Rocha

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39
Sampaio e Moto aguardam decisão do STJD
Sampaio e Moto aguardam decisão do STJD (Sampaio e Moto)

SÃO LUÍS - A decisão liminar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) de suspender o Campeonato Maranhense de Futebol e que, ao mesmo tempo, impediu a realização da primeira partida da final do segundo turno entre Cordino e Moto, que estava marcada para o último sábado, em Barra do Corda, trouxe dúvidas quanto ao futuro da competição aos clubes maranhenses.

Moto havia conquistado a vaga na final na semana passada, após obter decisão favorável do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) do Maranhão, que avaliou como dúbio o texto do regulamento da competição, que definia o critério de “índice técnico” como garantia de vantagem, na semifinal, para que um dos dois semifinalistas alcançasse a vaga na final do segundo turno.

Sampaio havia sido declarado classificado da Federação Maranhense de Futebol (FMF), após ter empatado por 2x2 com o Moto Club, no Estádio Castelão, após obter vantagem de empate na semifinal.

Foi o que motivou recurso do Moto junto ao TJD, e primeira reviravolta na competição. O tribunal considerou a classificação do rubro-negro após o empate a desclassificação do Sampaio, que já havia realizado a primeira partida da final contra o Cordino, em Barra do Corda.

No último sábado, contudo, houve nova reviravolta na competição. O STJD decidiu suspender a competição e agora o Moto passa a ter, novamente, vaga na final ameaçada.

Isso porque o Sampaio sustentará, no tribunal, que o regulamento assegurava vaga para o time que obtivesse melhor índice técnico.

Sampaio ficou com a segunda colocação do grupo A, com 8 pontos conquistados. Já o Moto Club ficou com a primeira colocação do grupo B, com 6 pontos. O índice técnico, segundo a FMF, é medido pelo número de pontos alcançado pelo time independentemente da colocação em seu respectivo grupo.

No Pleno – O STJD deverá decidir, na próxima sessão plenária, o futuro do Campeonato Maranhense. O Pleno se reúne em média uma vez por mês. Neste mês de maio ainda não houve reunião do colegiado e a pauta de julgamento ainda não havia sido publicada no site do tribunal até o fechamento desta edição.

A expectativa de Sampaio e Moto é de que haja uma definição rápida sobre o futuro do torneio, tendo em vista que o Campeonato Brasileiro já começa no próximo fim de semana.

Na semana passada o presidente da FMF, Antônio Américo, afirmou que acatará toda e qualquer decisão da Justiça Desportiva e rechaçou ingressar com recursos contra as liminares até ali concedidas.

Saiba Mais

A disputa entre Sampaio Corrêa e Moto Club vai além de uma vaga na final do segundo turno do Campeonato Maranhense de Futebol. Os times estão concentrados, nos bastidores, na disputa por uma vaga na Copa do Brasil e Copa do Nordeste 2018. Apenas um, dos dois times, poderá alcançar as competições nacionais do próximo ano. O time que não conseguir vaga na final do segundo turno está automaticamente fora destes dois torneios nacionais do próximo ano.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.