Lucros à vista

Comércio da Rua Grande aposta no Dia das Mães

CDL estima em 2% o aumento nas vendas neste período; no domingo, 14, as lojas da Rua Grande ficarão abertas até as 14h

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39
Poucos consumidores estiveram na Rua Grande no domingo.
Poucos consumidores estiveram na Rua Grande no domingo. (Rua Grande )

SÃO LUÍS - De olho nas vendas para o Dia das Mães, a segunda melhor data para o comércio, as lojas do centro de São Luís abriram no sábado e no domingo para que os consumidores que não têm tempo de ir às compras durante a semana pudessem comprar o presente do Dia das Mães. Mas o fim de semana foi de movimento fraco no principal centro de comércio popular de São Luís. A Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís (CDL) estima em 2% o aumento nas vendas neste período. No próximo domingo, dia 14, as lojas da Rua Grande ficarão abertas até as 14h.

De acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho, assinada entre empregadores e empregados do comércio, aos domingos as lojas de rua podem funcionar das 8h às 14h, e as lojas de shoppings, das 14h às 20h. Considerada uma das datas mais fortes do varejo brasileiro, os lojistas da capital se preparam com estoques e promoções especiais para esse Dia das Mães, e agora com o domingo a mais, resta aos consumidores capricharem na escolha de um presente maravilhoso para a mamãe.

Mas ontem poucos consumidores foram até a Rua Grande em busca do presente para o Dia das Mães. Mesmo com as lojas abertas o movimento no comércio foi fraco. Considerada pelo setor varejista como a segunda melhor data comemorativa para negócios, ficando atrás apenas do Natal, o Dia das Mães (14 de maio), segundo a CDL é a aposta para o primeiro grande boom nas vendas este ano.

Empresário no ramo de calçados, vestuário e acessórios, o comerciante Luiz Antônio Feitosa está otimista com a chegada do Dia das Mães. Ele afirma que o setor de moda, confecção e vestuário talvez tenha sido o que mais sofreu nesses três anos de crise, mas que a data tem tudo para melhorar o cenário. “Nos últimos anos o setor sofreu muito porque a roupa e o sapato, por exemplo, mesmo não sendo supérfluos, muitos consumidores deixaram de comprar, em meio à crise, e optarem por reformar, consertar, evitando as compras”, comentou.

Pesquisa
Uma pesquisa de intenção de consumo para o Dia das Mães 2017 em São Luís, realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio) apontou que quatro em cada cinco consumidores deverão ir às compras nesta primeira data comemorativa do ano, desconsiderando-se a Páscoa, que é um período estritamente vinculado ao segmento varejista de chocolates.

A pesquisa mostrou que 79,9% dos consumidores ludovicenses pretendem comprar algum produto para presentear em função da data. Em comparação com o mesmo período do ano passado, os dados indicam para uma melhora nos resultados da pretensão de comprar nessa data sazonal, apresentando aumento de 5,4% em contraponto à redução de -20,5% dos consumidores que afirmavam que não iriam às compras.

Para a Fecomércio, o resultado positivo de intenção de compras para esse período está vinculado, principalmente, à estabilização da massa real de rendimentos salariais dos ocupados, bem como uma melhora no acesso ao crédito pelos consumidores do comércio.

A pesquisa de intenção de consumo para o Dia das Mães revelou mais um dado animador para o comércio varejista ludovicense, pois os consumidores apresentaram as reduções de 4,58% e de 5,56%, respectivamente, na intenção de comprar apenas um ou dois produtos, ao mesmo tempo em que indicaram o avanço de 58,8% da preferência de comprar três produtos, embora a predisposição de adquirir apenas um produto ainda seja a maior parte das intenções de compras neste ano com 72,9% das indicações dos consumidores que irão às compras no período.

Os setores de vestuário, perfumaria e calçados serão os três primeiros segmentos em intenção de compras, de acordo com o levantamento, com 29,4%, 27,3% e 13,7%, respectivamente, das escolhas dos consumidores de São Luís.

SAIBA MAIS

A pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Feocmércio) entrevistou 700 pessoas, entre homens e mulheres com mais de 18 anos, nos principais pontos de circulação de consumidores de São Luís. A margem de erro da amostra é de 3,7% e o nível de confiança da pesquisa é de 95%. Outros dados relativos à pesquisa de intenção de consumo para o Dia das Mães 2017 podem ser consultados no site www.fecomercio-ma.com.br.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.