Campanha 2017

Apenas 20% do público alvo foi imunizado contra gripe em São Luís

Para alcançar um maior público e atingir a meta a Secretaria Municipal de Saúde está atendendo às solicitações de pessoas sem condições de se deslocar até os postos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39
IDOSOS fazem parte do público alvo da campanha de vacinação contra gripe
IDOSOS fazem parte do público alvo da campanha de vacinação contra gripe (Vacina)

SÃO LUÍS - dia 26 de maio em São Luís, mas até agora menos de 20% do público alvo compareceu aos postos de saúde da capital para se prevenirem. Para alcançar um maior público e atingir a meta de imunização, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), está atendendo às solicitações feitas por pessoas que não tem condições de se deslocar até as unidades de saúde para realizar vacinação domiciliar.

A meta da campanha é vacinar 80% do público alvo, que este ano inclui professores de escolas públicas e privadas que estejam em atividade, além de pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a 4 anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), profissionais de saúde, indígenas, portadores de doenças crônicas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. Portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que incluem pessoas com deficiências específicas, também devem se vacinar.

Pessoas acamadas ou com dificuldades de locomoção podem solicitar à Prefeitura a vacinação em domicílio. O benefício é apenas para pessoas que integram o grupo prioritário definido pelo Ministério da Saúde, mas estão impossibilitadas de ir aos postos de vacinação. Nestes casos, a orientação da Semus é que os familiares ou responsáveis procurem a unidade de saúde mais próxima para informar os dados da pessoa que deve ser vacinada, para posterior visita da equipe da Coordenação de Imunização.

Em 2016, somente no Dia de Vacinação, mais de 80 mil pessoas foram imunizadas. Este ano, a procura nos postos de saúde ainda está pequena. Dados parciais da Divisão de Imunização da Semus indicam que até agora a cobertura é de 18,74%.

Campanha
A Prefeitura está disponibilizando a vacina em 61 unidades de saúde da rede municipal e vai realizar uma programação no dia D, marcado para 13 de maio, para motivar as pessoas a se vacinarem, evitando as filas e transtornos nos últimos dias da campanha, que encerra-se em 26 de maio.

Doentes crônicos com recomendação médica como pessoas com problemas respiratórios, cardíacos, com baixa imunidade, dentre outros também devem se vacinar. No caso de doentes crônicos, é preciso consultar um médico para que ele avalie se o paciente pode ser vacinado e lhe dê um laudo que deve ser apresentado no posto de vacinação.
Crianças a partir de seis meses que nunca foram imunizadas contra a influenza, devem receber duas doses da vacina, sendo a segunda aplicada 30 dias após a primeira. Já as vacinadas ano passado recebem apenas uma dose esse ano.

Para se imunizar é indispensável levar o cartão de vacinação. Se o paciente não tiver, ele pode ser feito na unidade de saúde. Pessoas com mais de 60 anos devem apresentar o RG e aqueles que têm doença crônica ou autoimune devem levar o relatório médico comprovando a patologia. Para os professores é exigida a comprovação da atividade profissional.

A vacinação tem sido a estratégia utilizada no Brasil para evitar as internações e complicações, inclusive óbitos, causadas pela gripe nos grupo mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias. Estudos científicos comprovam que a vacinação contribui para redução de 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

A vacina protege contra os vírus H1N1, H3N2 e influenza B. A Semus destaca que a vacina é segura e não apresenta reações. Apenas aqueles que têm alergia a ovo ou com quadro febril não devem ser vacinados. Caso contrário, todos do grupo prioritário devem se imunizar o quanto antes.l

Números

189.314 é o número de pessoas que devem se vacinar
34.960 é o número de pessoas que já tomaram a vacina

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.