Atendimento

Semana do Microempreendedor Individual terá mais de 280 ações

Evento, promovido pelo Sebrae, juntamente com 4ª Semana de Educação Financeira, acontece de 8 a 13 deste mês e terá também na programação a realização de consultorias e orientações técnicas para o público-alvo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39
João Martins diz que o evento visa a capacitação empresarial no estado
João Martins diz que o evento visa a capacitação empresarial no estado (Semana do Microempreendedor)

Mais de 280 ações, consultorias e orientações voltadas exclusivamen­te para Microempreendedores Individuais (MEIs), potenciais empresários e microempresários serão realizadas na 9ª Semana Nacional do Microempreendedor Individual e 4ª Semana de Educação Financeira, eventos promovidos pelo Sebrae no Maranhão e cuja programação inicia-se nesta segunda-feira, 8.
Até o dia 13 deste mês, o evento, que faz parte do calendário anual de ações do Sebrae, será realizado em 12 Unidades Regionais e Núcleos de Atendimento Empresarial do órgão, e mais 23 municípios maranhenses.
No Brasil, os microempreendedores Individuais já chegam a mais de 6,87 milhões de pessoas que encontraram na formalização uma maneira mais segura de conquistar o seu espaço no mercado e que possuem, hoje, cidadania empresarial, sendo incluídas no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), com vantagens como redução tributária e seguridade da Previdência Social, passando a ter direitos à aposentadoria, auxílio maternidade e doença, dentre outros.
No Maranhão, os MEIs já chegam a 92 mil, de acordo com estatísticas do Portal do Empreendedor (dados de 30 de abril), sendo São Luís o município que concentra o maior número, com 30.309, seguido de Imperatriz (8.145), São José de Ribamar (4.009), Timon (2.989) e Paço do Lumiar (2.444).
“A nossa meta é atender este ano 3.500 microempreendedores individuais, além dos potenciais empresários e microempresários. Para tanto, nossas equipes técnicas estão preparadas em todas as unidades regionais e pontos de atendimento no estado, somando 37 municípios nes­ta mega ação, que está focada, principalmente, em capacitação”, ressalta o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins.

Soluções
Para atender os públicos da 9ª Sema­na do MEI e 4ª Semana de Educa­ção Financeira, o Sebrae tem solu­ções específicas com co­nhe­cimentos sobre gestão de um negócio mais eficiente e lucrativo. Nas Oficinas SEI, por exemplo, o microempreendedor individual terá acesso a informações sobre como vender, comprar, planejar, controlar o seu dinheiro, formar preços, empreender, unir forças para melhorar, administrar, crescer, contratar e até como utilizar o design e internet para melhorar a competitividade do seu negócio.
A programação conta com 122 palestras e 160 oficinas, além do Seminário de Alimentos e Bebidas – parceria entre Sebrae, Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Confeitaria (Abip) e Instituto Tecnológico de Panificação e Confeitaria (ITPC ).
“Acreditamos que mais preparados em gestão do negócio e no controle financeiro da empresa, os pequenos negócios, principalmente o MEI, estarão mais aptos para atuarem e consolidarem-se no mercado com maior competitividade”, sinaliza João Martins.
A 9ª Semana do MEI ocorre anualmente em todo o Brasil, promovida pelo Sistema Sebrae. Nas edições de 2015 e 2016, o evento registrou 12.534 orientações técnicas repassadas aos participantes, com oferta de 466 oficinas e palestras e ainda 1.647 consultorias nas 12 regionais do Sebrae no estado.
"Os resultados alcançados mostram a aceitação do Sebrae pelos empreendedores do estado. As metas das duas Semanas do MEI foram superadas com tranquilidade, porque o maranhense confia que a instituição está fazendo seu papel”, acredita o diretor técnico do Sebrae, José Morais.

Controle financeiro
Além das oficinas e palestras gratuitas com temas de interesse do MEI, é garantida no evento a assistência de técnicos, consultores do Sebrae e agentes de instituições financeiras com esclarecimentos sobre mercado, produtos e serviços bancários que podem alavancar os negócios.
No ano passado, a 3ª Semana de Educação Financeira reuniu cerca de 2,6 mil pessoas em 82 ações organizadas pelo Sebrae no Maranhão e seus 18 parceiros institucionais no evento – entre palestras, painéis, cursos, oficinas, apresentação de cases de sucesso e ações de atendimento ao público em 19 cidades do estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.