Insegurança

Arrombamentos já são rotina em lojas do Centro

Na madrugada de sexta-feira, duas lojas foram alvo de criminosos; para CDL, lojistas deveriam investir mais em segurança privada para evitar novos casos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39
Lojas estão sendo alvo de criminosos durante as madrugadas; na sexta-feira, duas foram arrombadas
Lojas estão sendo alvo de criminosos durante as madrugadas; na sexta-feira, duas foram arrombadas (loja assaltada)

SÃO LUÍS - Lojistas que atuam no centro comercial de São Luís estão cada vez mais temerosos com os arrombamentos, que voltaram a ser rotina nos estabelecimentos comerciais localizados na Rua Grande e nas vias próximas. Os criminosos aproveitam as deficiências na segurança e vigilância para entrar nas lojas e saquear os produtos. Por essa razão, os empresários que atuam na localidade mais uma vez pedem pelo reforço no policiamento.

Somente na madrugada de sexta-feira, dia 5, dois estabelecimentos foram arrombados. Em um dos casos, uma loja de eletrodomésticos e eletroeletrônicos foi invadida por um grupo formado por cinco a oito ladrões.

Nesse episódio, alguns criminosos conseguiram fugir, mas outros foram localizados e presos pela polícia. Um deles foi Roberval Freitas Júnior, de 18 anos, que foi preso na Rua Antônio Rayol tentando fugir com dois televisores. A maioria dos criminosos fugiu com uma grande quantidade de mercadorias.

O outro caso registrado na madrugada foi em uma loja de roupas e materiais esportivos localizada na Rua da Paz. Nesse estabelecimento, os criminosos utilizaram um “pé de cabra” para abrir a porta e levaram diversas mercadorias. Já na madrugada de quinta-feira, dia 4, outra loja de eletrodomésticos e eletroeletrônicos, localizada ao lado daquela que foi arrombada na sexta-feira, também foi alvo dos criminosos.

Segurança
Para tentar driblar a situação, os lojistas do centro comercial da cidade cada vez mais investem em segurança para não serem vítimas dos criminosos. Instalam câmeras de vigilância nas fachadas de seus estabelecimentos, alarmes e ainda contratam segurança particular para proteger as lojas de ataques de criminosos, principalmente à noite.

O que está acontecendo é uma reincidência de arrombamentos noturnos. E isso nos preocupa” Fábio Ribeiro, presidente da CDL.

De acordo com Fábio Ribeiro, presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de São Luís (CDL), a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) repassa que a falta de contingente policial muitas vezes dificulta as ações de segurança no local, o que faz com que aumente a preocupação dos lojistas. “O que está acontecendo é uma reincidência de arrombamentos noturnos. E isso nos preocupa”, completou Fábio Ribeiro.

Ele chamou atenção também para a necessidade dos lojistas da Rua Grande criarem uma associação para terem mais força na luta contra criminalidade, da mesma forma como está acontecendo em outros locais da cidade, e ainda cada vez mais investirem na segurança das próprias lojas para diminuir as ocorrências.

“A associação poderia dar segurança 24 horas em prol da Rua Grande e para aquela região. Dessa forma, seremos nós lojistas trabalhando para nós e não esperarmos que alguém venha fazer por nós porque é isso o que está acontecendo”, frisou o presidente da CDL.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-MA) informou, em nota, que o policiamento na Rua Grande e adjacências são constantemente realizados pelo 9° Batalhão da Polícia Militar (9° BPM) e grupamento Albatroz. São utilizadas viaturas (carros e motocicletas) e policiamento a pé. A população tam­bém pode colaborar pelo telefone 190, por meio do número no WhatsApp (98) 99163.4899 e pelo aplicativo ByZu 2.0, compatível com todos os sistemas operacionais. Os canais estão disponíveis 24 horas, todos os dias da semana.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.