Disputa eleitoral

Macron e Le Pen trocam ataques em último debate na França

Segundo turno das eleições presidenciais acontecerá no próximo domingo, 7; ontem, os candidatos Marine Le Pen e Emmanuel Macron se enfrentam em último debate; os programas de governo são opostos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39
Os candidatos à presidência da França, Marine Le Pen e Emmanuel Macron, participaram de debate antes de se enfrentarem nas urnas domingo, 7
Os candidatos à presidência da França, Marine Le Pen e Emmanuel Macron, participaram de debate antes de se enfrentarem nas urnas domingo, 7 (Os candidatos à presidência da França, Marine Le Pen e Emmanuel Macron, participaram de debate antes de se enfrentarem nas urnas domingo, 7)

PARIS - A candidata da extrema direita, Marine Le Pen, e o centrista pró-europeu, Emmanuel Macron, protagonizaram ataques virulentos na noite de ontem, no grande debate presidencial realizado a quatro dias do segundo turno da eleição na França, no próximo domingo,7.

"Você é o queridinho do sistema e das elites", disparou Le Pen, que deu início a este duelo pontuado pela tensão e acompanhado por milhões de telespectadores. "Sua estratégia é dizer um monte de mentiras", devolveu Macron.

"O senhor Macron é o candidato da globalização selvagem, da 'uberização', da precariedade, da brutalidade social, da guerra de todos contra todos, da pilhagem econômica, sobretudo, dos nossos grandes grupos, do desmantelamento da França por parte dos grandes interesses econômicos, do comunitarismo", atacou Le Pen.

"A senhora é a herdeira de um sistema que há décadas prospera com a ira dos franceses", devolveu o candidato do movimento Em Marcha!.

Quatro grandes temas serão abordados durante o debate, que deve durar pouco mais de duas horas: economia, terrorismo, educação e Europa. Dois jornalistas fazem perguntas aos candidatos.

Programas opostos

Após dez dias de uma campanha entre os dois turnos eleitorais, Emmanuel Macron, primeiro colocado no primeiro turno, é apontado como o favorito a vencer em 7 de maio, segundo as pesquisas, com cerca de 60% das intenções de voto. A vantagem parece diminuir para Le Pen, porém, que tem se mostrado muito ofensiva.

Os dois programas são opostos um ao outro: liberal e pró-europeu, no caso de Emmanuel Macron; anti-imigração, anti-europeu e antissistema, no de Marine Le Pen.

Em um pleito muito acompanhado no exterior, os dois candidatos devem convencer os muitos eleitores indecisos de lhes dar seu voto, enquanto a taxa de abstenção pode passar de 22% no domingo, segundo estimativas.

Ele agrada, sobretudo, aos jovens urbanos, às classes médias e aos meios financeiros. Ela tem entre seus principais apoiadores as classes populares, as rurais e atrai os franceses decepcionados, vítimas de um desemprego endêmico.

"Não são apenas duas personalidades, dois projetos, mas duas concepções da França, da Europa e do mundo" que se enfrentam, avaliou o presidente François Hollande, que declarou seu apoio a Macron.

Rito tradicional da vida política francesa desde 1974, o debate televisionado entre dois turnos constitui um momento forte e, muitas vezes, decisivo das campanhas presidenciais.

Frases

"O senhor Macron é o candidato da globalização selvagem, da 'uberização'

Marine Le Pen

Candidata da extrema direita

-----------------------

"A senhora é a herdeira de um sistema que há décadas prospera com a ira dos franceses"

Emmanuel Macron

Candidato centrista pró-europeu

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.