De novo

População volta a sofrer com pane no sistema de bilhetagem

O Estado verificou que, em pelo menos dois terminais de São Luís - Cohama e Praia Grande -, não foi possível fazer a recarga por algumas horas; Prefeitura não se pronunciou sobre a situação, que já aconteceu outras vezes

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39
Bilhetagem eletrônica deixa de funcionar mais uma vez
Bilhetagem eletrônica deixa de funcionar mais uma vez (bilhetagem)

SÃO LUÍS - Quatro dias após a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), em que o Município e as empresas do sistema de transporte coletivo se comprometiam em melhorar o dispositivo eletrônico para recarga de cartões, a população voltou a lidar com nova pane no sistema na manhã de ontem. O Estado constatou que em pelo menos dois locais - Cohama e Praia Grande - não foi possível fazer a recarga por algumas horas. Até o fechamento desta edição, a Prefeitura de São Luís não informou as causas da pane.

Segundo informações dos funcionários do local, o problema no terminal da Cohama começou às 7h30 e durou aproximadamente uma hora. A ausência do sistema gerou longas filas no local. Usuários reclamaram da situação. Após verificação técnica, o sistema voltou a funcionar por volta das 8h30.

Já na Praia Grande, a falha no dispositivo de recarga dos cartões foi constatada às 7h30. O problema no sistema de recarga deixou usuários mais uma vez insatisfeitos. “Estou aqui desde às 7h40 de hoje [ontem] para carregar o cartão e não consigo. Preciso ir trabalhar e não tenho como”, disse o auxiliar de Serviços Gerais, Ribamar Nascimento, que aguardou para recarregar o cartão por mais de três horas.

A dona de casa Regina Soeiro culpou o poder público pelas sucessivas panes no dispositivo de recarga. “Toda semana é a mesma desculpa. Um dia é revisão nas máquinas do sistema, no outro o sistema caiu e hoje [ontem] informaram que foi queda de energia”, disse. Ela informou ainda que precisava carregar o cartão do próprio filho. “Vou ter que esperar!”, concluiu.

O estudante Denilson Soares, de 19 anos, também comentou o prejuízo a ele com a pane. “O que mais me irrita é que já virou rotina e a gente ficando à mercê. Quando isso vai acabar?”, indagou.

Relembre
Os problemas no Sistema de Bilhetagem Automática (SBA) - cuja estrutura física é mantida na sede da Secretaria Municipal de Informação e Tecnologia (Semit), na Prefeitura de São Luís - começaram com maior gravidade no dia 13 do mês passado. Na ocasião, a pane - que durou uma semana - foi causada, segundo a Prefeitura, por sucessivas “quedas de energia” que causaram danos à estrutura do SBA.

No dia 21 do mês passado, O Estado publicou, com exclusividade, informações contidas em ofícios encaminhados pela empresa paranaense Dataprom (responsável pelo gerenciamento lógico do sistema) à Prefeitura. Segundo a empresa, apesar de ter sido alertada, a Prefeitura - apontada como a responsável pelo SBA - “não realizou os reparos necessários” no sistema.

De outubro do ano passado até abril deste ano, a Dataprom encaminhou seis ofícios que foram devidamente recebidos pelo Município (através da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes) alertando sobre os problemas do sistema e a necessidade urgente de reparos. Por sua vez, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) informou que adquiriu peças e equipamentos eletrônicos novos e realiza a atualização periódica do dispositivo.

Para tentar minimizar o problema, durante a pane do mês de abril a Prefeitura anunciou a volta dos passes escolares (sob o argumento de não trazer prejuízos aos estudantes). Os passes - cujas validades expiraram no dia 30 do mês passado - foram alvos de críticas pelos usuários.

Últimas panes no SBA

Março
17 (sexta-feira) – Sistema de recarga apresenta problemas
27 (segunda) – Nova pane é registrada
Abril
13 (quinta-feira) – Terminais não efetuam recarga de cartões
Maio
2 (terça-feira) – Nova pane no sistema

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.