Crise

Astro de Ogum manifesta apoio a vereadores críticos de Edivaldo

Presidente da Câmara Municipal afirmou que o seu compromisso político é com os colegas de Parlamento; Estevão Aragão e Sá Marques cobraram ações de Edivaldo

Ronaldo Rocha

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39
Astro de Ogum saiu em defesa de colegas de Parlamento
Astro de Ogum saiu em defesa de colegas de Parlamento (Astro de Ogum)

O presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Astro de Ogum (PR), manifestou apoio aos colegas de Parlamento insatisfeitos com o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT).

Durante a sessão de ontem, pelo menos dois vereadores cobraram um posicionamento de Astro a respeito do “descaso”, segundo eles, em sobre a postura do prefeito em relação às demandas da Casa.

Em breve comentário, Astro sugeriu não possuir compromisso político com o pedetista e assegurou total empenho em favor do Legislativo Municipal.

“A Mesa Diretora desta Casa tem se buscado entendimento em todos os setores. Agora mesmo estou vindo de resolver problemas externos da Câmara. Já disse e vou repetir: fui eleito pelos 30 vereadores e mais o meu voto. O meu compromisso, é com vocês”, disse.

A declaração de Astro reiterou a insatisfação de parte dos vereadores com o desempenho do segundo mandato do prefeito de São Luís.

Antes de o presidente da Casa se posicionar, os vereadores Estevão Aragão (PSB) e Sá Marques (PHS), por exemplo, cobraram ontem, atendimento de Edivaldo a requerimentos e projetos aprovados no Legislativo.

“Seria cômico, se não fosse trágico. O prefeito, o administrador, durante uma crise, tem de ir para a rua mostrar a cara. O prefeito vai no máximo à zona rural fazer uma entrega de um caminhão e volta fazendo festa, dizendo que cumpriu agenda extensa. Não me interpretem mal. Mas, num momento em que a cidade estava abandona, esburacada, com o teto das escolas caindo nas cabeças de professores e alunos, no momento em que a cidade não tem fiscalização e nem sinalização horizontal e vertical, vai fazer uma entrega simbólica que poderia ter sido feita pelo próprio secretário”, disse Estevão.

Sá Marques também protestou contra o prefeito, e cobrou obras de infraestrutura, recuperação asfáltica e melhorias na educação de São Luís.

Críticas - Na semana passada, o vereador Chaguinhas (PP), Cézar Bombeiro (PSD) e Marquinhos (DEM), aumentaram as críticas à gestão municipal.

Marquinhos, que até o ano passado pertencia à base de Edivaldo na Câmara, explicou que o motivo de ter mudado de posicionamento foi a falta de atenção da Prefeitura de São Luís para o setor de Educação.

Chaguinhas também cobrou do prefeito ações para a reorganização da Educação Municipal e Bombeiro cobrou respeito do Executivo à Câmara de São Luís.

Procurada por O Estado, a Prefeitura de São Luís não se manifestou sobre as declarações dos vereadores.

Já disse e vou repetir: fui eleito pelos 30 vereadores e mais o meu voto. O meu compromisso, é com vocêsAstro de Ogum, presidente da Câmara Municipal de São Luís

Sá Marques cobra respeito ao Legislativo

O vereador Sá Marques (PHS) cobrou do prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PDT), respeito ao Poder Legislativo. Para o parlamentar, há descaso do pedetista para com os vereadores.

“Senhor prefeito, o meu nome é vereador professor Sá Marques, eleito pelo voto popular. Os vereadores desta Casa exigem respeito. Esta Casa exige atenção de vossa excelência. Vou sou solicitar uma audiência com vossa excelência e levarei cópias de todos os meus requerimentos”, disse, referindo-se às demandas não atendidas.

Sá Marques também prometeu realizar ato de protesto em frente à Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), em decorrência da falta de ações efetivas da pasta na capital.

“Quando eu falei que iria acampar na frente da Semosp, não falei brincando não. Eu vou fazer”, disse.

Ele também prometeu realizar ações de recuperação asfáltica por conta própria, caso os serviços não sejam oferecidos pela Prefeitura. Ele adiantou que informará a população da ausência do Poder Público nas ruas e avenidas da capital.

“Todos os meses eu vou comprar 20 sacos de cimento e vou começar a tapar os buracos da avenida João Pessoa e do bairro do João Paulo. Farei vídeos, publicarei na internet. Com um detalhe, vou gastar até o meu último centavo para mandar produzir jornais e distribuir na frente das faculdades, das escolas e nas principais avenidas de São Luís. Vou fazer do meu bolso. Não vou jogar no esgoto todos os votos que obtive nas urnas”, finalizou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.