Ação social

Ação na Praça Deodoro alerta para o uso racional de medicamentos

Professores e acadêmicos da Faculdade Pitágoras realizam atendimento gratuito no local

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39

SÃO LUÍS - Para alertar a população sobre o uso racional de medicamentos, a Faculdade Pitágoras realiza uma ação no centro de São Luís. O evento acontece no Dia Nacional do Uso Racional de Medicamento, comemorado em 5 deste mês, das 8h às 12h, na Praça Deodoro, centro da capital maranhense.

Professores e estudantes do curso de Farmácia orientarão a comunidade sobre os riscos da automedicação e seus prejuízos à saúde, como complicações da doença, resistência bacteriana, intoxicação, dentre outros problemas causados.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), entende-se que há uso racional quando pacientes recebem medicamentos apropriados para suas condições clínicas, em doses adequadas às suas necessidades individuais, por um período adequado e ao menor custo para si e para a comunidade.

Dados do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox), fonte oficial do Brasil para estatísticas relacionadas ao tema, apontam que 30% dos casos de intoxicação são causados pela automedicação desassistida. O sistema contabilizou 27.008 casos e 81 mortes, somente 2012, último ano analisado pela plataforma, 13 deles registrados na Região Nordeste.

SERVIÇO
Faculdade Pitágoras de São Luís | Ação para o uso racional de medicamentos
Data: 5 deste mês (sexta-feira)
Horário: das 8h às 12h
Local: Praça Deodoro – Centro de São Luís (MA)
Informações: (98) 3878-8028

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.