Devoção

Católicos celebram centenário de Nossa Senhora de Fátima em São Luís

Celebração ao centenário de aparição da santa começou ontem e vai até o dia 13 deste mês, com roteiro de missas diárias, terços, ladainhas e procissão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39
Fachada da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, que sedia a celebração
Fachada da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, que sedia a celebração (Igreja N Sra de Fatima)

SÃO LUÍS - A Paróquia Nossa Senhora de Fátima, localizada no bairro que homenagem a padroeira, em São Luís, está se preparando para celebrar o Centenário das Aparições, na tradicional festa de maio. A Festa de Nossa Senhora de Fátima 2017 começou ontem e será encerrada dia 13 de maio, data dedicada à santa. Ao longo deste período missas diárias, terços e ladainhas prepararão os fiéis para a grande procissão que será realizada no dia 13, percorrendo as ruas do Bairro de Fátima e atraindo milhares de fiéis.

Este ano, o festejo em homenagem a Nossa Senhora de Fátima tem como tema “Maria, serva do anúncio, profecia do amor”. A programação diária começará às 18h com meditação do terço e ladainha. E às 19h será celebrada Santa Missa. Cada dia de celebração será feito por um padre convidado. O domingo, dia 7, será dedicado às crianças. Neste dia acontece a Procissão Mirim da Associação São Benedito. A celebração terá saída da Igreja Matriz com concentração às 7h. Ao longo do dia acontecerão também Santa Missa e meditação do terço e ladainha.

O ponto alto do festejo será dia 13 de maio, quando as homenagens serão encerradas. Neste dia as celebrações serão feitas pelo pároco da Igreja Nossa Senhora de Fátima, padre Reginaldo da Costa. No domingo, dia 13, programação começa com alvorada de fogos, às 6h, seguida de Santa Missa, às 7h. Às 9h, acontece a meditação do terço em praça pública e ao meio-dia nova missa. Às 15h30, acontece o Louvor a Maria, chamando para a procissão, que acontece a partir das 17h com saída da matriz.

A procissão percorrerá diversas ruas do bairro, saindo da igreja, seguindo pela Rua Newton Bello, passando em frente a Unidade Integrada Estado do Amazonas, ruas 1º de Janeiro, Deputado José Henrique, Henrique de La Rocque, Apolônio Pinto, Deputado José Mário, 7 de Setembro, Travessa Menino Jesus, ruas Dagmar Desterro, Maceió, da Liberdade, Ademar de Barros, do Correio, 6 de janeiro, Newton Bello, chegando à Praça da Matriz onde acontece missa campal.

Este ano, a comunidade tem um motivo a mais para celebrar. Em 2017, faz 100 anos da primeira aparição de Nossa Senhora de Fátima aos pastorinhos portugueses. Para marcar a data a comunidade está construindo um monumento em homenagem à santa na Igreja Matriz. A estátua de Nossa Senhora de Fátima está sendo construída com recursos próprios da comunidade, doações e com a renda arrecada em eventos feitos especialmente para a celebração. O monumento está em fase de conclusão e será entregue ainda este ano.

Peregrina

Ainda como parte das celebrações do centenário, ­ no dia 25 de abril, a Paróquia Nossa Senhora de Fátima recebeu a visita da imagem peregrina que veio de Portugal e percorreu diversas comunidades católicas de São Luís do dia 18 ao dia 30 do mês passado.

Um grande número de comunidades da arquidiocese de São Luís realizam festejos em homenagem a Nossa Senhora de Fátima no mês de maio - o dia 13 é dedicado à padroeira -. Dentre as paróquias, uma das mais tradicionais homenagens à santa acontece no bairro de Fátima. Data de 1960 o início do festejo, que este ano é realizado sob o olhar atento do padre Eudo Costa Ferreira Filho, pároco.

O festejo começou porque em 1953 a imagem peregrina de Nossa Senhora do Rosário de Fátima veio a São Luís, passando pelo bairro Cavaco. Naquele mesmo ano, por força de lei municipal, o local passou a se chamar Bairro de Nossa Senhora de Fátima, que a tradição popular abreviaria para Bairro de Fátima, nome que é usando até hoje. Aos poucos, foi crescendo no local a devoção pela santa.

Fique por dentro

Aparições para pastorinhos

Nossa Senhora de Fátima (ou formalmente Nossa Senhora do Rosário de Fátima) é uma das invocações marianas atribuídas à Virgem Maria e que surgiu com base nos relatos das aparições reportadas por três pastorinhos no lugar da Cova da Iria, na freguesia de Fátima, em Portugal.

De acordo com os testemunhos das três crianças videntes de Nossa Senhora, a primeira aparição da Virgem Maria terá ocorrido no dia 13 de maio de 1917 e o fenômeno repetiu-se durante seis meses seguidos, sempre no dia 13 (excetuando-se o mês de Agosto, em que ocorreu a dia 19), até 13 de outubro de 1917. A aparição mariana identificou-se como sendo "a Senhora do Rosário", tendo sido, por esse motivo, feita eclesiasticamente a combinação dos seus dois títulos e o que deu origem a Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

Segundo os relatos, a mensagem que a Virgem Maria apresentou em Fátima foi, na verdade, um insistente pedido de oração, nomeadamente a oração do Santo Rosário. O seu principal local de devoção é o próprio Santuário de Fátima, situado na cidade homônima, no conselho de Ourém, em Portugal.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.