Melhorias

Com atraso, SMTT e SET terão de efetuar melhorias na bilhetagem

Empresa responsável pela manutenção do sistema alertou o Município sobre problemas no dispositivo em outubro do ano passado; MP foi obrigado a intervir para selar acordo e assim garantir a otimização do serviço

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39
Por causa de pane no sistema de bilhetagem eletrônica, a venda de créditos ficou suspensa em São Luís
Por causa de pane no sistema de bilhetagem eletrônica, a venda de créditos ficou suspensa em São Luís (Bilhetagem)

SÃO LUÍS - Com atraso de sete meses, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), e o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo (SET) selaram acordo na manhã de sexta-feira, 28, durante audiência na sede das promotorias do Ministério Público (MP), em que se comprometeram a tomar medidas que otimizem o Sistema de Bilhetagem Automática (SBA). O consenso ocorreu após o Município e as empresas de transporte terem sido alertadas, desde outubro do ano passado, pela Dataprom (empresa responsável pelo gerenciamento lógico do SBA) da necessidade de melhorias no sistema, conforme comprovado por meio de laudos técnicos obtidos por O Estado com exclusividade.

Segundo o acordo, mediado pela Promotoria do Consumidor, o SET deve providenciar, em até 60 dias, equipamentos (chamados de point off sale) que serão instalados nos terminais de integração da cidade com créditos eletrônicos de reserva. Desta forma, em caso de futura pane, como a que ocorreu no dia 13 deste mês e com duração de uma semana, a população não ficaria sem a possibilidade de recarga dos cartões de transporte.

Além desta providência, a entidade, que defende os interesses das empresas de transporte da capital maranhense, também terá de apresentar – em 30 dias ao MP - um sistema eletrônico em que será possível o resgate de dados dos usuários do transporte coletivo, em caso de nova pane. Já o Município, por sua vez, está obrigado a melhorar os níveis de segurança da central do SBA, instalada na sede da Secretaria Municipal de Informação e Tecnologia (Semit), no Centro.

Outra medida que deve ser tomada pelo Município, ainda de acordo com o MP será garantir a instalação de transformadores na central do sistema, para impedir a perda de equipamentos em virtude de queda no fornecimento de energia. Participaram da audiência no MP, além de representantes da SMTT e do SET, membros do departamento jurídico da Dataprom.

Informe
Para compensar os dias perdidos com a pane no SBA e pela greve geral decretada por várias categorias no dia 28 deste mês, em sua página oficial no Facebook, o secretário titular da SMTT, Canindé Barros, informou que neste sábado (29), das 8h às 16h, o sistema de recarga de crédito estará disponível nos pontos de atendimento nos principais terminais de integração da cidade.

Em nota encaminhada a O Estado no dia 19 deste mês, a Dataprom informou ainda que, apesar de ter sido alertada, a Prefeitura – apontada como a responsável pelo SBA – “não realizou os reparos necessários” no sistema.
A Dataprom confirmou que a “queda do sistema ocorreu exclusivamente por problemas técnicos ocorridos nos equipamentos da própria Prefeitura”. Por sua vez, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) informou em seguida que adquiriu peças e equipamentos eletrônicos novos e realiza a atualização periódica do dispositivo.

SAIBA MAIS

Relembre

Por causa da interrupção no SBA, a Prefeitura de São Luís anunciou a volta da comercialização dos passes escolares. A medida causou insatisfação nos usuários, que reclamaram do “retrocesso” da medida e da limitação imposta pelo Município, já que era possível adquirir apenas dez passes por pessoa. Segundo a própria Prefeitura, os passes perderam a validade no dia 30 deste mês.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.