Campeonato Maranhense

A bola vai rolar! TJD marca julgamentos para esta sexta-feira

TJD-MA agenda julgamentos de recursos e, mesmo com pedido do Moto fora da pauta, FMF marca jogo entre Cordino e Sampaio

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39
Meia Felipe na preparação do Sampaio para o confronto contra o Cordino
Meia Felipe na preparação do Sampaio para o confronto contra o Cordino (FELIPE SAMPAIO )

SÃO LUÍS - O Tribunal de Justiça Desportiva do Maranhão (TJD-MA) agendou por meio de edital de citação e intimação o julgamento dos recursos de Imperatriz, Moto Club e Sampaio Corrêa para esta sexta-feira (28), às 14h, no Plenário Jámenes Calado, no Palácio dos Esportes (Centro) mas o relator do processo do Moto Club, Gutemberg Braga, pediu adiamento e o julgamento que ocorreria hoje a pedido da defesa motense ainda não tem data marcada. Porém, a Federação Maranhense Futebol (FMF) confirmou o jogo entre Cordino x Sampaio para sábado (29) em Barra do Corda.

A pedido do advogado do Moto, Adolfo Testi, o julgamento do recurso do Moto, que busca um mandado de garantia com pedido de liminar à respeito da vantagem do empate na semifinal do segundo turno do Campeonato Maranhense, que foi homologada pela FMF para o Sampaio, foi adiado.

“O Adolfo Testi teria viajado para tratamento de saúde de um de seus filhos e pediu o adiamento do julgamento. O relator do processo, o auditor do TJD-MA, Gutemberg Braga, acatou o pedido. Porém, a FMF não vai esperar pelo julgamento do recurso e confirmou a primeira partida da final do returno do Estadual entre Cordino e Sampaio para este sábado, à tarde, em Barra do Corda”, disse o diretor de competições da FMF, Antônio Henrique.

O jogo da semifinal, que o Moto contesta a vantagem, já foi realizado e terminou empatado por 2 x 2 e FMF confirmou o Tricolor como vencedor da decisão e finalista do returno do Estadual ao lado do Cordino.

Com isso, Pleno do TJD-MA julgará hoje apenas dois processos. O primeiro será o movido pelo Imperatriz, que pede a impugnação da segunda partida da final do primeiro turno do Maranhense, vencida pelo Cordino, por 2 x 1, alegando ilegalidade no sorteio de arbitragem da partida.

O segundo recurso é do Sampaio que pede a recuperação dos quatro pontos perdidos por ter relacionado o goleiro Jean, sem contrato. O próprio presidente do TJD-MA, Roberto Feitosa, já adiantou que esse processo não tem relação com a paralisação do Campeonato Maranhense e até perdeu importância, porque o Tricolor não corre risco de rebaixamento e nem precisa dos pontos para conquistar vagas na Copa do Brasil e Copa do Nordeste.

PROCESSOS PENDENTES NO STJD

- Punição do Sampaio

O Sampaio, que perdeu quatro pontos por relacionar o goleiro Jean irregularmente no jogo contra o Imperatriz, no primeiro turno, recorreu da decisão. O Tricolor tenta recuperar os pontos.

- Anulação de Imperatriz x Cordino

Outra pendência no TJD é sobre o pedido de anulação do jogo Imperatriz 1x2 Cordino, que foi a final do primeiro turno. TJD, inclusive, já determinou a não homologação do resultado e aguarda explicações da FMF sobre a escala de arbitragem da partida. O Cavalo de Aço alega que a Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol do Maranhão (CEAF-MA) teria descumprido o Estatuto do Torcedor ao não realizar sorteio para a arbitragem que trabalhou naquele jogo.

- Vantagem nas semifinais do 2º turno

Outro processo em pauta no pleno do tribunal é o questionamento do Moto sobre a vantagem do Sampaio na semifinal do segundo turno. O Rubro-Negro alega que terminou em primeiro no grupo e por isso jogaria pelo empate para ser finalista. Entretanto, o regulamento prevê que a equipe com o maior número de pontos detenha a vantagem, o que assegurou o Sampaio na decisão após o empate em 2 a 2 com o Moto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.