História

Lançado livro sobre o governo Sarney no MA

Autor destacou a importância da publicação para o entendimento acerca dos fatos que marcaram o Maranhão Novo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39
Eliézer Moreira Filho autografou livro em lançamento
Eliézer Moreira Filho autografou livro em lançamento (lançamento livro eliezer h)

O livro “O Maranhão Novo - A Saga de Uma Geração”, do escritor Eliézer Moreira Filho, que conta a era de José Sarney à frente do governo do Maranhão (1966-1971), foi lançado no início da noite de ontem, em evento realizado no Salão Nobre de Biblioteca da Universidade Ceuma (campus Renascença II).

Na ocasião, o escritor - ao receber os convidados e fazer a apresentação oficial do livro - destacou a importância da publicação para o entendimento acerca dos fatos que marcaram um dos períodos históricos mais importantes do estado.

De acordo com o escritor, o período destacado na obra (Maranhão Novo) teve como característica a promoção de obras que marcaram a população do estado e, ao mesmo tempo, uma condução administrativa que afastou quaisquer possibilidades de corrupção. “Trata-se de um período importante para a história do estado, cuja reputação é ilibada, ou seja, sem qualquer deslize”, disse Eliézer.

Segundo o autor, José Sarney - personagem principal da publicação - é retratado como um homem habilidoso e com perfil moderado, com fácil capacidade de diálogo. "José Sarney é um personagem ímpar da história deste estado. Foi o período de seu governo que iniciou sua trajetória importante na política", destacou o escritor.

Obras

Algumas obras executadas no Maranhão Novo foram destacadas, entre elas a melhoria dos acessos à Baixada Maranhense e a criação da TV Educativa e de faculdades como Administração e Agronomia.

"É preciso destacar ainda o legado positivo para o estado, nesta obra. Com as construções de rotas, por exemplo, que melhoraram o acesso São Luís-Teresina. Além da Ponte José Sarney", disse.

Presente ao lançamento, o presidente da Academia Maranhense de Letras (AML), Benedito Buzar, fez menção ao período do Maranhão Novo, em que foi montado um grupo de planejamento técnico para o então novo governo. "Sarney, com uma antevisão dos fatos, convocou jovens estudiosos para retornarem ao Maranhão e liderarem as reformas necessárias para o estado. E o Eliézer (Moreira Filho) foi um dos nomes importantes desse período", frisou.

O reitor da Universidade Ceuma, Saulo Henrique Martins, exaltou o lançamento. “É com grande prazer que esta casa, a Universidade Ceuma, em prol da produção literária do estado, está feliz com uma obra que faz referência a um homem tão importante como José Sarney", disse.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.