Estadual parado

TJD quer acelerar julgamento de recursos que "travam" Estadual

Mas está esbarrando nos prazos de defesa dos envolvidos nos três processos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39
Roberto Feitosa, presidente do TJD-MA, pede celeridade em processos
Roberto Feitosa, presidente do TJD-MA, pede celeridade em processos (ROBERTO FEITOSA )

SÃO LUÍS - O Pleno do Tribunal de Justiça Desportiva do Maranhão (TJD-MA) quer acelerar o julgamento dos recursos que paralisaram o Campeonato Maranhense, mas está esbarrando nos prazos de defesa dos envolvidos nos três processos. Se todos os citados levarem três dias para apresentar suas respectivas argumentações, o Pleno só poderá se reunir para apreciar os recursos na próxima terça-feira, porque segunda-feira é feriado de 1º de maio.

O presidente do TJD-MA, Roberto Feitosa, disse que já notificou todas as partes envolvidas nas três ações que suspenderam o andamento do Estadual, mas nenhuma delas, até momento, entregou sua defesa. “Quero dar celeridade aos processos, mas por direto somos obrigados a cumprir os prazos previstos na Lei. Já notifiquei a Federação Maranhense de Futebol (FMF) e o Sampaio Corrêa, na ação movida pelo Moto Club sobre a vantagem na semifinal e nenhum dos dois entregou sua defesa. O mesmo aconteceu com a Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol do Maranhão (CEAF-MA), que é representada pela FMF, e o Cordino, na ação impetrada pelo Imperatriz pedindo a anulação da segunda partida da final do primeiro turno por suposta irregularidade na arbitragem. Depois que as partes citadas apresentarem a sua defesa, a procuradoria terá também mais três dias para preparar tua tese de acusação. No caso da ação do Tricolor, que quer recuperar os pontos perdidos por ter relacionado um jogador de forma ilegal, o processo não afeta a competição, mas vou colocar na pauta de julgamento junto com os outros, porque serão julgados de forma rápida”, afirmou.

Para Roberto Feitosa, as ações poderiam ser julgadas ainda essa semana se as defesas dos citados entregassem logo suas argumentações. “A procuradoria pode acelerar com mais facilidade a entrega da sua argumentação. Porém, nenhuma das defesas das partes citadas entregou sua argumentação. E se eles forem cumprir à risca o prazo de entrega das suas respectivas argumentações, o pleno só julgará as ações na terça-feira da próxima semana, quando poderia fazer ainda nesta sexta-feira”, explicou.

Ordem dos processos

A Pauta de julgamento do Pleno do TJD-MA deve seguir a seguinte ordem: o julgamento do recurso do Moto sobre a vantagem na semifinal do segundo turno. O Papão alega que terminou em primeiro no grupo e por isso, jogaria pelo empate para ser finalista do returno. Entretanto, o regulamento prevê que a equipe com o maior número de pontos detenha a vantagem.

Em seguida do recurso é sobre o pedido de anulação do jogo Imperatriz 1x2 Cordino da final do primeiro turno do Campeonato Maranhense. Na quinta-feira, o próprio TJD-MA determinou a não homologação do resultado impetrado pelo Imperatriz aguardando explicações da FMF sobre a escala de arbitragem da partida. E por último recurso é sobre a punição do Sampaio, que perdeu quatro pontos por relacionar o goleiro Jean irregularmente no jogo contra o Imperatriz, no primeiro turno. O Tricolor recorreu da decisão da Segunda Comissão Disciplinar para recuperar os pontos perdido.

Apesar do recurso impetrado pela diretoria motense, Moto e Sampaio se enfrentaram pela semifinal do returno na última quinta-feira e empataram por 2 x 2, e a FMF indicou o Tricolor como finalista, mas, logo em seguida, decidiu paralisar o Estadual até que os recursos sejam julgados o TJD-MA.

“A procuradoria pode acelerar com mais facilidade a entrega da sua argumentação. Porém, nenhuma das defesas das partes citadas entregou sua argumentaçãoRoberto Feitosa, presidente do TJD-MA

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.