São Luís

Palestra abordará uso da Cannabis no tratamento do autismo

A palestra é aberta à comunidade estudantil, corpo docente, médicos de fora da universidade e famílias que moram no entorno da UFMA

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h39

Promovido pelo Núcleo de Acessibilidade da UFMA, ocorrerá, nessa quinta-feira, 27, às 18h30, no Auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire, a palestra sobre o uso do óleo da Cannabis no tratamento do autismo, com o médico especialista em medicina preventiva e social, professor Paulo Fleury Teixeira. Ele é pioneiro na pesquisa sobre o uso da Cannabis para tratar de sinais, sintomas e distúrbios associados ao autismo.

O professor Paulo Fleury Teixeira coordena o estudo “coorte prospectiva”, sobre o tratamento da doença por meio de Óleo de Cannabis, rico em CBD9OC. Conhecido como Canabidiol, o produto é derivado da maconha, com resultados preliminares que demonstram avanços e desafios. O grupo de pesquisa é formado, em sua maioria, por meninos com idade de 10 anos, residentes em três estados do país. Todos recebem doação do OC da marca CBDRX Prime organics, produzido pela empresa norte-americana CBDRX, sediada no Colorado (EUA), que é parceira na pesquisa.

Ao todo, são 18 crianças e adolescentes do país que sofrem com sintomas e problemas associados aos Distúrbios do Espectro do Autismo (ASD). Eles fazem parte da Associação Brasileira de Pacientes de Cannabis Medicinal – AMA+ME. Os resultados do estudo ainda são parciais e preliminares, mas já apontam avanços. De acordo com os pesquisadores, mais de 80% dos pacientes apresentaram melhorias consideráveis na redução da hiperatividade e dificuldade de concentração, aspectos identificados pelos pais no registro da evolução mensal do paciente e também pela avaliação clínica. Mais da metade apresentou melhorias quanto à redução e maior controle das estereotipias, agressividade e autoagressividade.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Acessibilidade da UFMA, Maria da Piedade de Oliveira Araújo, o interesse em trazer o pesquisador surgiu em função dos trabalhos que a UFMA desenvolve, principalmente aqueles voltados para a fitoterapia. “Esse intercâmbio visa contribuir para o aprimoramento dos nossos pesquisadores, para que eles se aprofundem no estudo e possam, assim, ajudar outras crianças”, ressaltou a coordenadora.

Para Maria da Piedade, já é possível ver alguns resultados satisfatórios. “Um trabalho dessa natureza vem somar com as pesquisas existentes na universidade. Precisamos que isso seja divulgado, e o local mais apropriado é a Universidade Federal do Maranhão”, acrescentou.

A palestra é aberta à comunidade estudantil, corpo docente, médicos de fora da universidade e famílias que moram no entorno da UFMA. O evento é uma realização do Núcleo de Acessibilidade da UFMA e ocorre no Auditório Central Paulo Freire, às 18h30.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.