Evento

Filha de Trump defende o pai e é vaiada em convenção na Alemanha

Primeira-filha do presidente dos Estados Unidos foi vaiada pelo público ao defender o pai durante convenção sobre empreendedorismo feminino

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39

BERLIM - Em sua primeira viagem internacional como representante oficial da Casa Branca, Ivanka Trump não foi tão bem recebida como esperava. Participando de convenção na Alemanha a convite de Angela Merkel, a primeira-filha foi vaiada ao defender seu pai.

Em painel da convenção sobre empreendedorismo feminino W20, Ivanka Trump foi questionada quanto às atitudes inapropriadas de seu pai direcionadas a mulheres e sobre seu papel no governo norte-americano.

A discussão foi iniciada por Miriam Meckel, moderadora do painel e editora-chefe da revista de negócios WirtschaftsWoche, que perguntou a Ivanka sobre sua nova posição e responsabilidade na Casa Branca.

“Você é a primeira-filha dos Estados Unidos e também assistente do presidente”, disse Meckel. “O público alemão não está familiarizado com o conceito de primeira-filha. Gostaria de perguntar qual é o seu papel e quem você representa – seu pai, como presidente, o povo americano ou o seu negócio?”

“Com certeza não represento o meu negócio”, respondeu Ivanka. “Eu também estou pouco familiarizada com esse papel... faz pouco menos de 100 dias e tem sido uma jornada incrível e extraordinária”. Por mais que não tenha explicado suas responsabilidades, ela disse se importar com “mulheres no ambiente de trabalho”.

A primeira-filha também garantiu que pretende realizar “mudanças positivas”. “Esse é meu objetivo. Ainda é muito cedo para mim, estou escutando e aprendendo." Ivanka foi muito importante para a campanha de seu pai, principalmente na conexão com mulheres eleitoras, afirmando constantemente que ele melhoraria as políticas de licença maternidade e cuidados com as crianças.

Entretanto, quando tocou nesse assunto na convenção, não teve uma boa resposta e foi vaiada pelo público. “Tenho muito orgulho do apoio do meu pai [à licença maternidade]”, disse. E completou afirmando que o presidente é “um tremendo defensor [da ideia] de ajudar as famílias e permitir que tenham sucesso”.

Percebendo a reação da plateia, Meckel chamou a atenção para as atitudes machistas do presidente. “Eu certamente ouvi a crítica que foi eternizada pela mídia”, respondeu Ivanka. Entretanto, garantiu que nem ela nem os milhares de mulheres que trabalham com e para seu pai concordam com o que foi dito.

Polêmica

Donald Trump foi alvo de polêmica durante sua campanha política, quando surgiram áudios do empresário se gabando por ter o poder de “agarrar” as mulheres “pela b****a”, dizendo que “quando você é uma estrela, elas te deixam fazer isso”. Ainda assim, Ivanka Trump afirma que seu pai a educou da mesma forma que seus irmãos homens, sem diferenciação de gênero.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.