Academia Maranhense de Medicina comemora 29 anos

Para marcar a data, será lançado número especial do jornal O Esculápio

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39
Fachada da sede da Academia Maranhense de Medicina.
Fachada da sede da Academia Maranhense de Medicina. (Fachada da sede da Academia Maranhense de Medicina)

SÃO LUÍS - Acontece hoje, na sede da Academia Maranhense de Medicina (AMM), uma solenidade em comemoração aos 29 anos de fundação da entidade. Para marcar a data, será lançado número especial do jornal O Esculápio. Também no ato, ainda pelas celebrações do aniversário de fundação da AMM, tomará posse da cadeira nº 41 o médico Cláudio Rezende de Araújo. A solenidade será às 18h. A AMM fica na Rua São João, 265, Centro.

A AMM foi fundada em 25 de abril de 1988, inspirada na na Académie Nationale de Médecine, criada em 1820 pelo rei Luís XVIII de França, e na Academia Nacional de Medicina, fundada sob o reinado do imperador D. Pedro I, em 30 de junho de 1829, cuja história confunde-se com a história do Brasil e é parte integrante e atuante na evolução da prática da medicina no país.

Para comemorar o evento, a academia lança a primeira edição do periódico O Esculápio, que a par de artigos, entrevista e/ou informes, busca resgatar a história de médicos que constroem ou construíram ao longo de sua trajetória profissional a História da Medicina do Maranhão. O lançamento do jornal foi um compromisso assumido pela atual diretoria, presidida pelo médico José Márcio Leite.

O período está sendo lançado em parceria com o Sindicato dos Médicos do Maranhão (Sindmed), a mais antiga Entidade Médica do Estado, instituída em 1934. O Esculápio, com seus cadernos Acadêmico e Sindical, divulgará o produto do trabalho conjunto da AMM e do Sindmed para que os médicos maranhenses tomem conhecimento das ações das duas entidades e se sintam estimulados a participar delas.

Ainda durante a solenidade de comemoração dos 29 anos da AMM tomará posse da cadeira nº 41 o médico Cláudio Rezende de Araújo. A cadeira tem como patrono o médico Orlando Araújo.

Aprimoramento

Academia Maranhense de Medicina (AMM) foi fundada e instalada no dia 25 de abril de 1988, sendo seu primeiro presidente o médico Antonio Nilo da Costa. A academia foi fundada com o objetivo de promover o desenvolvimento e aprimoramento das questões éticas, técnicas e científicas da medicina, além de ampliar as discussões dos assuntos e dos problemas de saúde da população, difundindo à classe médica e a toda à sociedade os princípios básicos dos direitos à vida, à saúde e ao bem-estar da população.

Hoje, a AMM é presidida por José Márcio Leite que é médico sanitarista, mestre e doutor em Ciências da Saúde, aposentado do Ministério da Saúde, professor aposentado do Departamento de Saúde Pública da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), professor da pós graduação da Universidade Ceuma, ex-Secretário de Estado da Saúde e Municipal de Saúde de São Luís. Ele também é autor dos livros “Na contramão da doença”, A situação do câncer no Maranhão e “Na direção da saúde”.

Programa

Ao longo da sua carreira, o médico tem militando em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS). “O SUS é o maior programa médico-social do mundo. Evidentemente que tem problemas, mas entendo que o SUS não é um problema sem solução, mas uma solução com problemas. O SUS tem também exercido um papel simbólico, ao demonstrar a possibilidade e a importância da solidariedade, ao confirmar a necessidade de haver espaço social de não mercado, em que a gestão e o planejamento se orientam a partir das necessidades sociais e não somente da doença”, destaca.

Ele também destacou a importância da Academia de Medicina do Maranhão. “Pautada nos seus ensinamentos, nos seus exemplos d sabedoria e entusiasmo, vem escrevendo a História da Medicina no Maranhão e contribuindo de forma dinâmica, por meio de seus pares, para seu aprimoramento. Lutar pela conservação dos postulados éticos e da cultura médica, a par da aceitação dos avanços técnico-científicos da medicina que não contrariem esses postulados”, afirmou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.