Cobrança

MP solicitará melhorias no sistema de bilhetagem

Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) será discutido na próxima sexta-feira, 28, com a Prefeitura de São Luís

Thiago Bastos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39
No fim de semana, o sistema não funcionou.
No fim de semana, o sistema não funcionou. (Recarga)

SÃO LUÍS - Por causa da pane e da situação “crítica” no Sistema de Bilhetagem Automática (SBA) da capital maranhense, o Ministério Público do Maranhão (MP) solicitará a execução de melhorias no dispositivo responsável pela recarga dos cartões de transporte em uma audiência pública na próxima sexta-feira, 28, às 10h. O encontro será na sede da Promotoria do Consumidor, localizada no bairro São Francisco, em São Luís, e complementará procedimento instaurado pelo próprio MP, na semana passada, para apurar o caso.
Na ocasião, ainda segundo o MP, será discutida a elaboração de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) em que o Município deverá se comprometer em executar medidas que otimizem o funcionamento do SBA. Dentre elas, conforme parecer técnico feito pela Dataprom (empresa responsável pelo sistema) e de conhecimento da Prefeitura desde o ano passado (como publicou O Estado com exclusividade em sua edição do dia 21 deste mês), está a implantação de um sistema de manutenção preventiva de ar-condi­cionado e do gerador de energia da central do SBA, instalada na sede da Secretaria Municipal de Informação e Tecnologia (Semit), que funciona na sede da Prefeitura.
Além de apontar a ausência de estrutura física para minimizar os efeitos da alta temperatura na central de gerenciamento do SBA, a Dataprom concluiu que os problemas do sistema são “de exclusividade” da Prefeitura. Segundo a empresa, o Município “não realizou os reparos necessários no sistema”. A Dataprom comprovou, por meio de laudos, que o Município foi notificado seis vezes nos últimos seis meses para executar melhorias no sistema.

Críticas
Em contrapartida, em nota encaminhada a O Estado no dia 20 deste mês, a Prefeitura rebateu as críticas da Dataprom e informou “que adquiriu peças e equipamentos eletrônicos novos e que realiza a atualização periódica do sistema”. A Prefeitura – sem citar valores – confirmou ainda que possui contrato com empresa especializada (neste caso, a Dataprom) para a manutenção do SBA, “garantindo assim, o pleno funcionamento do sistema ao usuário de transporte coletivo de São Luís”.
Neste fim de semana, os principais locais de recarga de cartões de transporte da capital maranhense (situados nos terminais de integração da Cohama, Cohab e Praia Grande) estiveram fechados. De acordo com funcionários desses espaços, os pontos deverão estar disponíveis ao público a partir das 8h de hoje. Além dos terminais, é possível recarregar os cartões em terminais situados nas universidades Federal (UFMA) e Estadual do Maranhão (Uema).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.