Infraestrutura

Implantação de BRT na Litorânea e Holandeses custará R$ 56 milhões

Governo do estado finalizou o processo de licitação e duas empresas serão responsáveis pela execução dos projetos básicos e executivos das obras

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39
A avenida do Holandeses será de mão única
A avenida do Holandeses será de mão única (AVENIDA DOS HOLANDESES )

SÃO LUÍS – O Governo do Maranhão definiu a empresa responsável que vai elaborar e executará obras nas avenidas Litorânea e dos Holandeses para a implantação de BRT. A Comissão de Licitação finalizou o processo com proposta de de R$ 56.124.545,13 e o vencedor da disputa foi o Consórcio BRT Litorânea, composto pelas empresas DP Barros e Arvek.

Segundo o edital, as empresas vencedoras serão contratadas para elaboração dos projetos básicos e executivos das obras de reestruturação das duas vias, além da implantação de uma faixa exclusiva para ônibus. O projeto contempla, ainda, serviços de pavimentação, drenagem, sinalização, iluminação pública e paisagismo. Após as obras, as avenidas também serão transformadas em vias de mão única.

Segundo a Agência de Mobilidade Urbana (MOB) do governo, objetivo é melhorar o fluxo de veículos, em especial, no trecho de 10 quilômetros entre o retorno da Polícia Militar, no Calhau, até a entrada da praia do Araçagi. Além da abertura de maior número de faixas, as obras também incluem a implantação de um sistema de transporte do tipo BRT (Transporte Rápido por Ônibus), além de ciclovias, calçadas, pontos de ônibus planejados e estacionamentos.

Para a execução de todo o projeto, ainda segundo a Sinfra, será necessária a finalização da obra de extensão da Avenida Litorânea (entregue em 2012 pela gestão anterior da Prefeitura de São Luís) e a modernização de um dos trechos da Avenida Colares Moreira, que é interligada por ruas adjacentes à Avenida dos Holandeses.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.