Rachaduras

Moradores do João Paulo vivem pesadelo

Problemas de rachaduras em várias residências teriam sido ocasionados por estrutura erguida dentro de área pertencente a uma operadora de telefonia, localizada no mesmo quarteirão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39
Rachadura compromete estrutura de casa
Rachadura compromete estrutura de casa

SÃO LUÍS - Moradores de pelo menos nove casas ladeadas em um quarteirão na Rua Santa Helena, no bairro João Paulo, estão vivendo um pesadelo. Nos últimos meses, com a intensificação das chuvas, as estruturas começaram a apresentar rachaduras nas paredes, em diversos pontos, e também no piso. O problema, que levou a Defesa Civil a interditar as casas, seria de uma barreira de contenção construída em área atualmente pertencente a uma operadora de telefonia, bem ao lado, e cuja entrada principal fica na Avenida São Marçal.

A estrutura teria sido construída depois que o terreno (onde havia uma área verde) fora adquirido pela extinta Telma e precisou ser nivelado para que chegasse mais próximo à avenida, segundo contaram os moradores. Com o desnivelamento, foi construída uma barreira para dar sustentação às casas. No entanto, com o acúmulo de água e a obstrução do canal de escoamento sobre a barreira, que sofre com a falta de manutenção, a estrutura ficou comprometida e isto está repercutindo nos imóveis.

Parede de lavanderia está com grande rachadura
Parede de lavanderia está com grande rachadura

Residente na casa de número 296, a telefonista Edinólia Moraes não consegue mais dormir. As paredes da área da lavanderia da residência dela, por exemplo, estão bastante comprometidas, bem como o quarto superior de sua mãe, de 87 anos, deficiente visual e com mobilidade reduzida. Bem próximo ao tanque, dá para ver que, aos poucos, a parede vai cedendo. Ela contou que o problema é a plataforma construída rente ao muro do quintal da residência, do lado do terreno da operadora. Recentemente, funcionários da empresa de telefonia cobriram a barreira com lona e esta encheu d’água, o que compromete ainda mais a estrutura, por causa do peso da água, bem como o vento.

Pânico

Rachaduras deixam moradores com medo
Rachaduras deixam moradores com medo

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.