Distrito 4490

Rotary encerra neste sábado a 66ª Conferência da Harmonia em hotel

Evento organizado pelo Distrito 4490 e realizado no Hotel Pestana, no Calhau, teve vasta programação, desde quarta-feira, e neste sábado será encerrado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39
A 66ª Conferência da Harmonia, no Hotel Pestana, agrega rotarianos dos estados do Maranhão, Piauí e Ceará
A 66ª Conferência da Harmonia, no Hotel Pestana, agrega rotarianos dos estados do Maranhão, Piauí e Ceará (rotary conferencia da harmonia h)

“DCA como uma mola propulsora no desenvolvimento do Rotary” é o tema da palestra a ser proferida na manhã deste sábado, às 9h, no Hotel Pestana (Calhau), dentro da programação alusiva à “66ª Conferência da Harmonia”, evento organizado pelo Distrito 4490, agregando os estados do Maranhão, Piauí e Ceará. Depois, será a vez de Paulo Augusto Zanardi, com o tema “O Rotary a serviço da humanidade para fazer a diferença”.

O encerramento do evento será marcado ainda por diferentes momentos, como “experiências exitosas”, “anúncio da governadora designada”, “leitura do currículo do casal governador indicado”, “apresentação do casal governador eleito”, “premiações e homenagens”, “palavra do casal chairman”, entre outros. Tudo sob a coordenação do governador 2016-2017, David Gomes, e de sua esposa, Luz Marina.

Solidariedade

Na sexta-feira, Alberto Bittencourt, governador 2004-05 do Distrito 4500, governador do Centenário, que abrange 86 Rotary Clubs e 2.100 rotarianos dos estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, fez um pronunciamento representando o presidente do Rotary 2016-17, John Germ, e de sua esposa Judy. Ele disse, entre outras coisas, que o Rotary é uma instituição que, desde o início, pratica a compaixão, a solidariedade, a paz e a harmonia entre homens e nações.

“É um movimento que propugna pela ética como princípio, nas relações comerciais, profissionais e familiares, expressa pela ‘Prova Quádrupla Rotária’. Esse movimento teve crescimento continuo ao longo do século XX, no qual ocorreram duas guerras mundiais, a grande depressão americana, os anos sombrios da Guerra Fria, as guerras da Coreia e do Vietnã, o comunismo e o nazismo, além de um sem número de conflitos regionais”, disse, acrescentando que, ao todo, foram mais de 100 milhões de mortes em guerras e conflitos, no século XX.

Alberto Bittencourt disse ainda que, a despeito desse quadro, o Rotary multiplicou-se e chegou a 219 países e regiões geográficas no mundo. “As ações rotárias beneficiam as comunidades mais necessitadas, em recantos mais afastados e de difícil acesso. Poderíamos definir como sendo um extraordinário poder de permeabilidade”, destacou.

A manhã de sexta foi marcada ainda pela apresentação dos intercambistas “inbounds” e “outbounds” e pela palestra de Altimar Augusto Fernandes, sobre o tema “Rotary Mudando o Nosso Mundo”, e de Luiz Carlos Cardoso, com o tema “O Fortalecimento da Imagem Pública do Rotary por Meio das Ações nas Comunidades”.

História

Fundado em 1905, pelo advogado Paul Harris, nos Estados Unidos, o Rotary é uma organização humanitária que une líderes que trocam ideias e entram em ação para criar mudanças positivas em milhares de comunidades no mundo. Está presente em 219 países, e tem 1.236.050 profissionais voluntários.

No Brasil, são 54.736 rotarianos e o Maranhão pertence ao Distrito 4490, que envolve ainda os estados do Piauí e Ceará, com mais de 2 mil voluntários, distribuídos em 79 clubes. Dentre várias ações humanitárias, o maior legado do Rotary é a luta pela erradicação da paralisia infantil (pólio ou poliomielite) no mundo, por meio do financiamento de pesquisas e doação de vacinas. Atualmente, somente dois países ainda são endêmicos: Afeganistão e Paquistão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.