Destaque

Cientista brasileira está entre as 100 mais influentes da ''Time''

Segundo a publicação,a escolha ocorreu por conta de seu trabalho que associou a microcefalia ao vírus da zika

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39
Celina Turchi está entre as 100 pessoas mais influentes do mundo
Celina Turchi está entre as 100 pessoas mais influentes do mundo (Celina Turchi está entre as 100 pessoas mais influentes do mundo)

BRASÍLIA - A epidemiologista brasileira Celina Turchi está entre as 100 pessoas mais influentes do mundo, segundo a revista "Time". A escolha ocorreu por conta de seu trabalho que associou a microcefalia ao vírus da zika.

Em dezembro de 2016, pelo mesmo motivo, Turchi entrou na lista dos dez cientistas mais influentes do mundo da revista científica "Nature".

Segundo a revista "Time", após encontros perturbadores com seus pacientes, a cientista percebeu que algo estava errado e, "contra o relógio e perdendo refeições e noites de sono", buscou entender o que estava acontecendo.

"Ela entendeu que se tratava de uma crise global, que exigiria uma colaboração também global. Por isso, ela buscou contato com especialistas ao redor do mundo, facilitou o trabalho deles e a colaboração com o Brasil. Além disso, ela compartilhou abertamente o que ela e seus colegas estavam descobrindo, assim o mundo todo poderia aprender sobre essa ameaça sem precedentes", diz a revista.

Pesquisas

Médica pela Universidade Federal de Goiás, mestre em epidemiologia pela London School of Hygiene & Tropical Medicine e doutora pelo Departamento de Medicina Preventiva da Universidade de São Paulo, a brasileira Celina Turchi já desenvolveu pesquisas em diversas instituições nacionais e internacionais.

Com experiência na área de epidemiologia das doenças infecciosas, atualmente, Turchi atua como pesquisadora no Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães –Fiocruz no estado de Pernambuco.

"Turchi é apaixonada, determinada e é um modelo do tipo de liderança global e colaboração necessários para proteção da saúde humana", afirma a revista.

O perfil de Turchi para a "Time" foi escrito por Thomas Frieden, ex-diretor dos CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças, dos EUA), que deixou o cargo em janeiro deste ano.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.