Escolas municipais em caos

Após desabamento, reforma não se iniciou na UEB Darcy Ribeiro

Parte do teto e do forro da unidade de ensino caiu em março, deixando um aluno e uma professora feridos; incidente aconteceu há mais de 20 dias e crianças estão sendo prejudicadas; esse não foi o primeiro acidente na escola

Leandro Santos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39

[e-s001]SÃO LUÍS - Passados mais de 20 dias da data em que parte do telhado da Unidade de Educação Básica (UEB) Darcy Ribeiro, localizada no bairro do Sacavém, em São Luís, desabou, a reforma do prédio ainda não foi iniciada. Enquanto isso, centenas de crianças estão sem estudar, o que compromete o calendário escolar desses alunos.

O Estado esteve na escola e constatou que pouca coisa havia sido feita após o acidente do dia 27 de março, que deixou um estudante e uma professora feridos. Apenas uma limpeza foi realizada no local, com a retirada de metade dos entulhos. Mas ainda é possível ver parte do teto e do forro pendurados e cadeiras amontoadas nos corredores.

Incertezas
Enquanto a situação não é resolvida, a incerteza paira no ar, e os pais não sabem o que fazer com os filhos fora das salas de aula. Do lado de fora da escola, um cartaz fixado informa que desde a segunda-feira, dia 17, os alunos que estão no turno matutino foram transferidos para a Unidade Integrada (UI) Estado do Ceará, enquanto aqueles que estudam no período noturno foram para a UEB Josué Montelo. Mas a questão é: o que acontecerá com os alunos que estudam na UEB Darcy Ribeiro no turno vespertino?

Foi em busca da resposta para essa pergunta que a dona de casa Nilma Braga esteve na escola. No entanto, ela foi embora da maneira como chegou ao local: sem nenhum posicionamento da administração da unidade escolar municipal.

Ela tem dois filhos que estão no local. A menina, de 10 anos, como estuda pela manhã, foi transferida para a UI Estado do Ceará. Mas o seu filho, de 8 anos, que estuda no período da tarde, ainda está fora da sala de aula.
“Até agora, só tem aula para o período matutino e não nos dão nenhuma informação sobre o turno vespertino. Se houver mais demora, o jeito é procurar outra escola, mas as outras já estão sem vagas”, lamentou a dona de casa.

O eletricista Sebastião Lopes tem um filho de 13 anos que estuda na UEB Darcy Ribeiro e também está preocupado com sua situação. “Estou esperando até agora uma resposta que não deram. Era para ter uma reunião na segunda-feira passada, mas não teve”, disse.

[e-s001]Antigos
Os problemas de infraestrutura da UEB Darcy Ribeiro são antigos. Desde 2014 o Sindicato dos Profissionais do Magistério da Rede Municipal de São Luís (Sindeducação) encaminha ofícios para a Secretaria Municipal de Educação (Semed) informando a situação da escola e cobrando providências. Em anos anteriores, a unidade de ensino já foi violada e saqueada por vândalos.

A Prefeitura de São Luís foi procurada por O Estado para dar explicações sobre previsão para o início das obras na UEB Darcy Ribeiro e como ficará o calendário escolar. Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) informou apenas que já finalizou os serviços de requalificação do teto da U.E.B Darcy Ribeiro, e que vai inciar os serviços na parte elétrica do prédio.

Queda
No dia 27 de março, logo após o início das aulas do turno vespertino, parte do telhado de uma das salas da UEB Darcy Ribeiro, escola da rede municipal localizada no Sacavém, desabou sobre 30 alunos e a professora, que estavam em sala. Segundo o Corpo de Bombeiros, um estudante e a professora ficaram feridos e precisaram ser encaminhados ao Hospital Municipal Djalma Marques (Socorrão I), Centro, para atendimento médico.

LEIA TAMBÉM:

Situação das escolas da rede municipal de São Luís é crítica

O Ministério Público do Estado do Maranhão (MPMA), por meio da Promotoria de Justiça Especializada na Defesa da Educação, instaurou procedimento para apurar as causas do desabamento de parte do telhado da escola e convocou a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), para prestar esclarecimentos do motivo da não realização de obras de manutenção de urgência na unidade no segundo semestre de 2016, conforme estava acertado entre o MP e Semed.

Outros incidentes na UEB DArcy Ribeiro

​- Março de 2017: parte do teto da escola caiu sobre a cabeça de 30 alunos, todos com 11 e 12 anos de idade. Um estudante e uma professora ficaram feridos. Eles foram encaminhados para o Hospital Municipal Djalma Marques (Socorrão I), onde ficaram em observação por algumas horas.
- Setembro de 2016: na véspera das eleições municipais, a unidade de ensino foi alvo de um atentado. O ataque ocorreu durante a madrugada quando uma sala foi incendiada por criminosos. O teto da sala de aula desabou e, para que os bombeiros pudessem entrar e controlar as chamas, eles tiveram que quebrar parte do teto das salas vizinhas. A sala não foi reformada até agora.
- Janeiro de 2013: os bandidos cumpriram as pichações que havia na parede da escola, onde anunciavam que atacariam o local. Na época, foram levados equipamentos de som, computadores e extraviaram documentos em que constava o histórico escolar dos alunos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.