Tensão

Vice dos EUA promete ''resposta esmagadora'' à Coreia do Norte

Mike Pence fez declarações ontem no Japão e que classificou o regime comunista da Coreia do Norte de "ameaça mais perigosa e urgente para a paz e a segurança na Ásia Pacífico"

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39
O vice-presidente dos EUA, Mike Pence, durante visita à zona de fronteira entre as duas Coreias
O vice-presidente dos EUA, Mike Pence, durante visita à zona de fronteira entre as duas Coreias (O vice-presidente dos EUA, Mike Pence, durante visita à zona de fronteira entre as duas Coreias)

WASHINGTON - O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, prometeu ontem uma "resposta esmagadora em caso de ataque" da Coreia do Norte ante um auditório de soldados americanos do porta-aviões Ronald Reagan, estacionado no Japão.

Há "nuvens no horizonte", disse o número dois do Executivo americano, que classificou o regime comunista da Coreia do Norte de "ameaça mais perigosa e urgente para a paz e a segurança na Ásia Pacífico".

Pence fez estas declarações no Japão, onde realiza uma visita de dois dias depois de ter passado pela Coreia do Sul e, em particular, por sua fronteira com a Coreia do Norte, em plena tensão com os Estados Unidos pela probabilidade de que Pyongyang esteja preparando seu sexto teste nuclear.

O vice-ministro das Relações Exteriores norte-coreano, Han Song-ryon, afirmou na terça-feira à BBC que o ritmo de testes balísticos irá acelerar. "Vamos realizar mais testes de mísseis semanalmente, mensalmente e anualmente".

Diante da atitude da comunidade internacional, que considera estes testes uma provocação e uma violação das resoluções da ONU, Pence já advertiu há alguns dias que "todas as opções estão sobre a mesa".

"Derrotaremos qualquer ataque e reagiremos ao uso de qualquer arma convencional ou nuclear com uma resposta esmagadora", afirmou, citando a "determinação do presidente Trump e das forças armadas dos Estados Unidos".

O porta-aviões "Ronald Reagan", que se encontra na base naval americana de Yokosuka, forma parte da sétima frota de Washington e está pronto para uma mobilização programada no Pacífico ocidental.

Outro componente da sétima frota, o porta-aviões "USS Carl Vinson", atualmente diante da costa australiana, planeja chegar na próxima semana ao mar do Japão (mar do Leste, em sua denominação sul-coreana).

Retórica

A retórica de guerra preocupa Coreia do Sul e Japão, vizinhos do regime de Pyongyang. Na terça-feira, 18, o presidente japonês, Shinzo Abe, pediu o favorecimento da via diplomática e pacífica, um diálogo que terá que passar forçosamente pela China, como reconheceu Trump, silenciando suas críticas à política econômica de Pequim.

"O que deveria fazer? Lançar uma guerra comercial contra a China enquanto (o presidente chinês, Xi Jinping) trabalha em um problema claramente maior, na Coreia do Norte?", se perguntou o presidente em uma entrevista transmitida na terça-feira pela rede americana Fox News.

Essas declarações representam uma mudança de atitude do presidente americano, que há alguns dias ainda garantia querer resolver sozinho a questão nuclear norte-coreana se Pequim não conseguisse controlar seu turbulento vizinho.

Coreia faz montagem

Coreia do Norte realizou uma apresentação musical para marcar o aniversário de seu fundador, Kim Il Sung, que terminou com uma montagem em vídeo mostrando mísseis colocando os Estados Unidos em chamas, sob aplausos da plateia e sorrisos do atual líder norte-coreano, Kim Jong Un.

A televisão estatal da Coreia do Norte transmitiu imagens de uma performance de coral assistida por Kim Jong Un, o neto do fundador, um dia depois de uma parada militar enorme em Pyongyang, que também marcou o aniversário de 105 anos do nascimento de Kim Il Sung.O canto foi seguido por imagens de teste de lançamento de um míssil em fevereiro que, no vídeo, era acompanhado por outros mísseis no céu, atravessando o Pacífico e explodindo em gigantes bolas de fogo nos Estados Unidos.

O vídeo acabou com uma imagem da bandeira norte-americana em chamas, sobrepondo-se a filas e filas de cruzes brancas em um cemitério. "Quando a performance acabou, todos os artistas e participantes da parada militar comemoraram com gritos de felicidade", informou a agência de notícias estatal KCNA.

A Coreia do Norte ameaça regularmente destruir os Estados Unidos e, em meio a tensões em alta na península coreana, uma guerra de palavras se intensificou, com a possibilidade de uma completa guerra nuclear caso Washington tome ações militares contra o país.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.