Negociações

Parlamento britânico aprova eleições antecipadas em junho

Por 522 votos a 13, foi aprovado ontem o plano da primeira-ministra Theresa May de realizar uma eleição nacional no dia 8 de junho deste ano

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39

LONDRES - O Parlamento britânico aprovou ontem por 522 votos a 13, o plano da primeira-ministra Theresa May de realizar uma eleição nacional antecipada.

O Reino Unido só teria uma eleição nacional em 2020, mas May disse na terça-feira,18, que gostaria de antecipar a votação para 8 de junho deste ano como uma forma de fortalecer a posição do governo nas negociações com a União Europeia sobre a saída do Reino Unido do bloco.

A premiê precisava do apoio de mais de dois terços dos 650 membros do Parlamento para conseguir aprovar a eleição antecipada.

Faltam apenas sete semanas para a votação e a campanha será curta, um alívio para os eleitores, que retornarão às urnas após três eleições muito importantes em menos de três anos: o referendo de independência da Escócia de setembro de 2014, as eleições gerais de maio de 2015 e o referendo sobre a UE de junho de 2016.

"Pedirei aos britânicos um mandato para completar o "brexit" e fazer dele um sucesso", disse May no Parlamento.

A saída da União Europeia "não tem volta atrás", advertiu a primeira-ministra, que justificou o pedido para antecipar as eleições com a afirmação de que os inimigos do "'brexit' tentam frustrar o processo".

A oposição concentrou suas críticas na mudança de opinião de May, que até semana passada negara de modo reiterado a possibilidade de antecipar as eleições, que para ela provocariam instabilidade. E agora afirma que não participará em debates durante a campanha.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.