Investimentos nos Lençóis

Ministro apresenta a empresários programa de investimento em parques ambientais

Sarney Filho fala na ACM a empresários sobre o Programa de Turismo nos Parques que beneficiará 25 reservas, dentre elas o Parque dos Lençóis

Thiago Bastos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39
Sarney Filho falou sobre investimentos em parques ambientais na Associação Comercial do Maranhão
Sarney Filho falou sobre investimentos em parques ambientais na Associação Comercial do Maranhão (Sarney Filho falou sobre investimentos em parques ambientais na Associação Comercial do Maranhão)

SÃO LUÍS - O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho (PV), apresentou na noite de ontem, na sede da Associação Comercial do Maranhão (ACM), em São Luís, um pacote de investimentos que constituirá o Programa de Turismo nos Parques, cujas metas beneficiarão 25 reservas nacionais, dentre elas, o Parque Nacional dos Lençóis. A exposição foi feita a empresários de diferentes segmentos da economia local.

De acordo com o ministro, serão beneficiados – além do Parque Nacional dos Lençóis – as seguintes reservas: Parque Nacional de Aparados da Serra (RS/SC), Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO), Parque Nacional do Jaú (AM), Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ) e Parque Nacional da Serra da Capivara (PI).

Em entrevista a O Estado, Sarney Filho citou a importância da aplicação dos recursos e listou os benefícios da medida. “Os investimentos nos parques e, em especial, nos Lençóis Maranhenses são de suma importância para o desenvolvimento da região. Precisamos preservar estas reservas importantes e, ao mesmo tempo, estimular as iniciativas econômicas com responsabilidade nestes locais. E a ação dos empresários, neste contexto, é fundamental”, afirmou.

Ainda de acordo com o ministro, o Parque dos Lençóis não será privatizado. “Por meio do Plano de Manejo, será possível, por exemplo, saber quais as responsabilidades do setor privado neste processo de desenvolvimento desta importante região do estado”.

O deputado estadual Adriano Sarney também participou do evento. O parlamentar elogiou os investimentos feitos pelo Governo Federal, por meio do MMA. “São investimentos que, num futuro próximo, serão fundamentais para o futuro do estado”.

Segundo o presidente da ACM, Felipe Mussalém, o incremento no setor será enorme. “Posso dizer que, para a classe empresarial, os investimentos do Governo Federal serão históricos e consolidarão o papel da iniciativa privada na economia do estado”.

Saiba mais

Criado em 1981, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses está inserido na região do litoral oriental maranhense. As dunas que constituem a reserva chegam a medir até 40 metros de altura e sofrem constantes alterações em sua estrutura, devido ao movimento dos ventos, que costumam ser fortes nesta região do estado.

Além deste cenário, o parque apresenta áreas de restinga, manguezais e uma faixa marinho-costeira com cerca de 70 quilômetros de extensão. O Plano de Manejo dos Lençóis Maranhenses disciplina as principais regras de visitação e, através do lançamento de editais, possibilitará a exploração de áreas da reserva natural e, simultaneamente, preservando os espaços ambientais.

Frase

“Os investimentos nos parques e, em especial, nos Lençóis Maranhenses são de suma importância para o desenvolvimento da região. Precisamos preservar estas reservas importantes e, ao mesmo tempo, estimular as iniciativas econômicas com responsabilidade nestes locais”

Sarney Filho

Ministro do Meio Ambiente

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.