Flávio Dino

Oposição aponta incoerência de Flávio após citação na Lava Jato

Edilázio Júnior, Adriano Sarney, Eduardo Braide, Sousa Neto e Andrea Murad lembraram que o governador Flávio Dino atacou adversários e agora minimiza Lava Jato

Ronaldo Rocha

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39
Eduardo Braide, Edilázio Júnior, Sousa neto e Andrea Murad criticaram Flávio Dino
Eduardo Braide, Edilázio Júnior, Sousa neto e Andrea Murad criticaram Flávio Dino

A bancada de oposição apontou incoerência do governador Flávio Dino (PCdoB) após citação do comunista na Lava Jato. De acordo com os deputados estaduais, Dino, que tanto elogiou a operação quando adversários políticos foram citados, agora tenta diminuir a atuação do Ministério Público Federal (MPF) e da Justiça.

O primeiro a tratar do tema na sessão de ontem foi o deputado Edilázio Júnior (PV). Orador do Grande Expediente, o parlamentar afirmou que Dino “mordeu a própria língua”, após ter sido delatado pelo ex-funcionário da Odebrecht, José de Carvalho Filho.

[e-s001]“Ele, que até ontem era o arauto da moralidade do nosso Maranhão, que já era uma decepção como gestor e como político, agora é uma grande decepção com relação à moral. Porque o que ocorreu em relação à Odebrecht não se trata de ‘Caixa 2’, se trata de propina”, disse.

Edilázio lembrou que em 2015, ocasião em que a ex-governadora Roseana Sarney (PMDB) foi citada na Lava Jato, Flávio Dino e o seu grupo político fizeram uma espécie de pré-julgamento à peemedebista. Agora, o comunista tenta diminuir o pedido de abertura de inquérito no Superior Tribunal de Justiça (STJ) do qual é alvo.

“Quando a ex-governadora Roseana Sarney foi citada, na época pelo Paulo Roberto Costa, houve um alvoroço aqui de governistas, já condenando-a. Hoje o governador morde a própria língua”, completou.

Crítica

Em um aparte, o deputado Eduardo Braide (PMN) também criticou a postura adotada por Flávio Dino após envolvimento na Lava Jato.

“Eu acho que o caminho mais errado que pode se tomar em relação a essa situação, é tentar desqualificar a Operação Lava Jato, é o que tem sido feito pelo grupo do governador Flávio Dino. No portal do partido do governador, por meio de vários emissários do governador o que tenta se dizer é que a Operação Lava Jato é uma operação contra os políticos, contra a classe política e eu acho que eu esperava, particularmente, uma postura diferente do governador Flávio Dino, esperava que ele desse uma declaração apoiando a Operação Lava Jato e pedindo que a investigação corresse o mais rápido possível”, disse.

Adriano Sarney (PV) concordou com os posicionamentos de Edilázio e de Eduardo Braide e também lembrou da postura recente de Dino, quando os alvos da operação eram seus adversários políticos no estado.

“O governador Flávio Dino que tanto falou mal do grupo Sarney, que tanto falou mal do Sistema Mirante, que tanto falou mal dos deputados de oposição, agora quer utilizar uma entrevista da TV Mirante como forma de defesa. Mas ontem ele falava mal, dizia que a TV Mirante não tinha credibilidade porque era um grupo político que mandava neste estado, um grupo político que tinha força das mídias, e hoje ele utiliza dessa mídia para justamente se defender”, completou.

Sousa Neto (PROS) questionou a estratégia utilizada pelo governador de publicação de pesquisas que apontam aprovação de seu Governo.

Já Andrea Murad (PMDB), afirmou que Flávio Dino não tem mais “condição moral”, de apontar para adversários. “Ele está envolvido na Lava Jato até o pescoço. Está lá, citado na Lava Jato e terá de se defender na Justiça”, finalizou.

Saiba Mais

O vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB), rebateu a oposição. Ele afirmou que, diferentemente do que os colegas de parlamento sustentaram, o governador Flávio Dino (PCdoB)é hoje “o maior interessado para que a apuração seja feita de forma célere”. Ele afirmou acreditar na honestidade de Dino e disse que o tempo provará a sua inocência.

Líder do Governo diz que não há provas contra governador

O líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Rogério Cafeteira (PSB), afirmou que a “chance é zero” de se construir provas que incriminem o governador Flávio Dino (PCdoB) na Operação Lava Jato.

Ele fez a defesa da idoneidade do governador e tentou diminuir a delação de José de Carvalho Filho, ex-funcionário da Odebrecht, principalmente no que diz respeito à atuação do comunista em favor do Projeto de Lei 2.279/2007.

A nossa tranquilidade e a do governador é total sobre o caso, porque existe zero chance de se comprovar alguma coisa, porque não existiu, simplesmente por isso”Rogério Cafeteira, líder do governo na Assembleia

“Deputado Edilázio, lógico fazendo a crítica pela sua posição de oposição, mas eu, de forma nenhuma, poderia deixar de fazer o contraditório e lhe dizer que a nossa tranquilidade e a do governador é total sobre o caso, porque existe zero chance de se comprovar alguma coisa, zero chance, porque não existiu, simplesmente por isso”, disse.

Cafeteira também rechaçou críticas à Lava Jato.

“E ,veja bem, aqui o deputado Braide também falou de críticas a Lava Jato. Aqui não é uma questão, deputado, de criticar a Lava Jato, mas é que em alguns momentos a lei acaba sendo transgredida em nome da Justiça. E aí a gente poderia, eu não sou advogado, mas vossa excelência sabe que em vários momentos aconteceu isso, direito de defesa cerceado, alguns exageros em aplicação de penalidades. Então, aqui não vai de forma nenhuma a crítica a Lava Jato e tenho certeza de que o governador também não, mas sim a politização dela”, finalizou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.