Na Câmara

Incentivo a agentes de saúde e endemias é alvo de discussão

Material essencial que o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, transfere anualmente, o incentivo financeiro adicional para o Município deveria ser repassado aos agentes e isso não está sendo feito

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39
Agentes de controle de endemias na Cãmara Municipal de Gurup
Agentes de controle de endemias na Cãmara Municipal de Gurup (endemias)

GURUPI - Na sessão ordinária na manhã de ontem, o plenário da Câmara Municipal de Gurupi apreciou o requerimento solicitando o pagamento do repasse aos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e os Agentes de Combate a Endemias (ACEs) o incentivo financeiro adicional.

O plenário foi marcado pela presença dos agentes, que acompanharam a discussão dos parlamentares. O incentivo adicional tem previsão na Lei n°12.994/14 garantido a todos.

O presente requerimento visa atender à solicitação dos agentes comunitários de saúde e de combate a endemias o pagamento do repasse que vem do Governo Federal no que se refere ao material de trabalho, tais como: uniformes, canetas, pranchetas, bolsas, notebook, protetor solar e outros.

Material essencial que o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, transfere anualmente, o incentivo financeiro adicional para o Município, que por sua vez deveria repassar aos agentes, e isso não está sendo feito, conforme alega a agente de saúde, Ana Valeska Kleinkauf. “Há muito tempo que o município não passa nada para nós. Tiramos do nosso bolso para comprar o material de trabalho para realizarmos o trabalho nas residências que visitamos”, disse.

Foi solicitado ao secretário municipal de Saúde, Vânio Rodrigues de Souza, e ao prefeito Laurez Moreira o cumprimento dessa norma de transferência. “É uma classe que presta relevantes serviços à população gurupiense e que muitas vezes precisa retirar do seu próprio bolso para comprar material de trabalho”, argumentou o vereador Eduardo Fortes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.