Decisão

Turquia prolonga estado de urgência por mais três meses

Estado de emergência decretado pelo governo turco está em vigor desde a tentativa de golpe frustrada de julho passado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39

Ancara - O Conselho Nacional de Segurança turco, dirigido pelo presidente Recep Tayyip Erdogan, anunciou ontem uma nova prolongação de três meses do estado de emergência que está em vigor desde a tentativa de golpe frustrada de julho passado, informou a emissora de televisão NTV.

A decisão foi tomada dois dias antes de a medida expirar e no dia seguinte da vitória do "sim" no referendo sobre o reforço dos poderes do presidente Erdogan. A consulta popular propôs uma série de reformas para substituir o sistema parlamentarista pelo presidencialista. Com a aprovação das mudanças constitucionais no referendo, Erdogan pode permanecer à frente do Estado até 2029, quando estará com 75 anos.

"Para garantir a continuidade das medidas de proteção da democracia, dos princípios do Estado de Direito, assim como dos direitos e das liberdades, ele decidiu recomendar uma extensão do estado de urgência", indicou o Conselho de Segurança, em uma nota citada pela NTV.

A medida já havia sido prolongada duas vezes - em outubro de 2016 e em janeiro deste ano. Foi promulgada em 20 de julho passado, cinco dias após a tentativa de golpe.

O estado de emergência permite que o presidente e seu gabinete ultrapassem o Parlamento na aprovação de novas leis e limitem ou suspendam direitos e liberdades que considerem necessários.

Pelo menos 100 mil pessoas foram presas ou afastadas das funções desde a tentativa de golpe frustrada. Essas medidas receberam duras críticas de vários países ocidentais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.