Sensibilização

TRT adere à campanha nacional Abril Verde

Fachada do TRT-MA ficará com iluminação verde e serão distribuídos laços da mesma cor para sensibilizar para a importância da segurança no trabalho

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39
Abril Verde é uma campanha de sensibilização sobre a importância da segurança no trabalho.
Abril Verde é uma campanha de sensibilização sobre a importância da segurança no trabalho. (Abril Verde)

SÃO LUÍS - Durante a noite e até o fim deste mês, a fachada do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) ficará com iluminação na cor verde. O novo colorido simboliza a adesão da Justiça do Trabalho no Maranhão à Campanha Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Também na próxima segunda-feira (24), serão distribuídos laços verdes no Tribunal e no Fórum Astolfo Serra, sede das VTs de São Luís, como forma de sensibilizar para a importância da segurança no trabalho.

A campanha marca a passagem da data 28 de abril como Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho que foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). No Brasil, a Lei 11.121/2005 também instituiu o mesmo dia como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

A instalação da iluminação verde no prédio-sede do TRT-MA foi feita pela Coordenadoria de Serviços Gerais.
O TRT-MA também participará de ação social com foco na prevenção de acidente do trabalho que será realizada no próximo dia 27 deste mês, por iniciativa da Superintendência Regional do Trabalho no Maranhão (SRT-MA) em parceria com diversas instituições do Judiciário, Ministério Público, entidades do Sistema S, sindicatos, federações, entre outros. Ainda como parte da programação de prevenção, o tribunal promoverá no dia cinco de maio o Seminário Transtornos Mentais.

No TRT-MA, a campanha segue o Programa Trabalho Seguro - Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, que foi criado em 2011 por iniciativa do TST e do CSJT, em parceria com diversas instituições públicas e privadas. Visa à formulação e execução de projetos e ações nacionais voltados à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho. O principal objetivo do programa é contribuir para a diminuição do número de acidentes de trabalho registrados no Brasil nos últimos anos, por meio da articulação entre instituições públicas federais, estaduais e municipais e a sociedade civil.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.