14ª rodada

Bacia do Parnaíba terá áreas em oferta na 14ª Rodada de Licitações

De acordo com calendário aprovado pelo Conselho Nacional de Política Energética, o leilão será realizado este ano, com um total de 291 blocos exploratórios

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39

Com capacidade de produção atual de até 8,4 milhões de metros cúbicos de gás por dia, a Bacia do Parnaíba (terrestre) volta a ser destaque em mais uma Rodada de Li­citações da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Este ano, de 12 blocos que serão levados a leilão na 14ª Rodada, nesta bacia, seis são em território maranhense.

Ainda não foi definida a data da 14ª Rodada, mas acontecerá no segundo semestre deste ano. Na região, a Parnaíba Gás Natural (PGN) possui campos declarados comerciais: Gavião Azul, Gavião Branco Norte, Gavião Caboclo e Gavião Preto.

Contando com a Bacia do Parnaíba, a 14ª Rodada reunirá nove bacias sedimentares, com um total de 291 blocos exploratórios, distribuídos nos estados do Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Benefícios

Estima-se que as áreas que venham a ser arrematadas nessa rodada poderão contribuir para a geração de emprego e renda para as populações locais e, no caso de descoberta de recursos petrolíferos comerciais, haverá ainda o benefício com a arrecadação de participações governamentais, tributos e aumento da segurança energética do país.

Blocos da Bacia do Parnaíba (setores SPN-SE e N) também serão levados a leilão na 15ª Rodada, na modalidade de concessão, prevista para maio de 2018, conforme calendário plurianual aprovado este mês pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).

De acordo com o calendário, para este ano, além da 14ª Rodada, serão realizadas a 4ª Rodada de Acu­mulações Marginais, 2ª Rodada de Partilha com áreas unitizáveis do pré-sal e a 3ª Rodada de Licitações sob o regime de partilha da produção, com quatro áreas localizadas nas bacias de Campos e Santos, na região do polígono do pré-sal, relativas aos prospectos de Pau Brasil, Peroba, Alto de Cabo Frio-Oeste e Alto de Cabo Frio-Central.

Com previsão para maio de 2018, foram aprovadas a 4ª Rodada de Partilha, 5ª Rodada de Licitações de campos terrestres maduros e 15ª Rodada de Licitações de Blocos para Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural.

Já para o segundo semestre de 2019, devem acontecer a 5ª Rodada de Partilha, 6ª Rodada de Licitações de campos terrestres maduros e a 16ª Rodada de Licitações de Blocos.

Mais

Desde 1998, o papel de promover a expansão das atividades de exploração e produção de petróleo e gás é da ANP, por meio da realização de Rodadas de Licitações. Desde 2009, a ANP também pode promover licitações de transporte de gás natural. Cabe à Agência delimitar os blocos ofertados e submetê-los à aprovação do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), que então autoriza o evento por meio de portarias e resoluções publicadas no Diário Oficial da União.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.