Cuidado

Erro de execução no agachamento pode resultar em graves lesões, afirma fisioterapeuta

Erro verificado com frequência é o de curvar a coluna, que pode provocar compressão das vértebras e ocasionar lesões como a hérnia de discos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39
Exercício precisa ser executado da forma correta para não lesionar
Exercício precisa ser executado da forma correta para não lesionar (aganhamento h)

RIO - O joelho é a maior articulação do corpo humano, sustenta todo o nosso peso e está sempre sujeito a sofrer lesões. Por isso é preciso cuidado na hora de praticar exercícios físicos que exigem bastante das pernas, como o agachamento. É o que alerta o fisioterapeuta Igor Montenegro do Instituto Trata.

Na hora de fortalecer os músculos da coxa e do quadril, o agachamento, certamente, está no topo da lista de exercícios dos praticantes de musculação. Muito prático, o agachamento pode ser feito em casa, no parque ou na academia, com equipamento ou não, mas sempre com muita atenção. Isso porque erros na execução podem provocar lesões sérias no joelho.

"O agachamento é um dos exercícios que leva ao fortalecimento dos músculos da coxa e do quadril. Mas, em contrapartida, exige demais dos joelhos. Entre os praticantes do agachamento, muito cuidado se deve tomar para evitar a anteriorização dos joelhos ou o valgo dinâmico (quando ambos os joelhos se deslocam medialmente). Nestas angulações agressivas, a tensão na patela é maior e pode haver dor e desconforto constante", afirma Igor Montenegro.

Entre os erros mais comuns entre os adeptos está deixar os joelhos serem forçados para dentro. O movimento errado tira a tensão muscular das pernas e dos glúteos e gera sobrecarga no aparelho extensor do joelho (tendão quadriciptal, articulação patelo femoral e tendão patelar). Outro erro verificado com frequência é o de curvar a coluna, que pode provocar compressão das vértebras e ocasionar lesões como a hérnia de discos, por exemplo.

"Para a execução perfeita do exercício é fundamental que se jogue os glúteos para trás quando for agachar e lembrar que os joelhos não podem ultrapassar a linha dos pés para não gerar desgaste. É importante alinhar os pés com a largura do quadril e deixa-los paralelos, porque isso dá mais estabilidade para o corpo. Outra dica é contrair os músculos do Core para preservar a lordose lombar. O agachamento é um exercício que pode trazer grandes resultados, mas é preciso muita atenção para que ele seja feito da forma correta. O ideal é que a pessoa só comece a agachar até 90° a medida que tenha confiança na execução perfeita", afirma o fisioterapeuta.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.