Fé e tradição

Igrejas fazem mutirão para confissões em SL

Para a Igreja Católica, o sacramento da confissão é uma oportunidade que os fiéis têm para pedir perdão a Deus pelos pecados; na Semana Santa, ritual é muito comum

Jock Dean / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39
Católica aproveita  mutirão de confissões para pedir perdão de seus pecados  a Deus
Católica aproveita mutirão de confissões para pedir perdão de seus pecados a Deus (confissão)

Durante a Quaresma, o tem­­­po litúrgico de conversão, penitência e je­jum, a comunidade católica prepara-se para celebrar a ressurreição de Cristo e uma das formas é a confissão. Em São Luís, as paróquias organizaram mutirões, para que os fiéis confessem seus pecados, recebam sua penitência e estejam prontos para o reencontro com o Senhor no Domingo de Páscoa. Ao longo da Semana Santa, período em que ocorrem as principais liturgias da igreja, muitas pessoas procuraram os padres em busca do perdão de Deus.

Para a Igreja Católica, o sacramento da confissão é uma oportunidade que os católicos peçam perdão a Deus pelos pecados por meio da imposição das mãos dos sacerdotes. Por isso, cerca de 100 padres de São Luís se organizaram para o mutirão de confissões. E cada canto de uma igreja passou a ser um confessionário, atendendo a todos os fiéis que desejam realizar o sacramento. Uma das que mais recebeu fiéis foi a Igreja de São Pantaleão, no centro da capital.

O mutirão de confissões marca a porta de entrada para preparação e meditação do início da Semana Santa. Os padres orientam os fiéis como fazer uma boa confissão. “A primeira coisa é o exame de consciência, depois é arrepender-se. É nesse espírito de entrega a misericórdia de Deus, que vem a reconciliação e a volta ao amor de Jesus”, afirma o padre Manoel Júnior, pároco da igreja de São Pantaleão.


LEIA TAMBÉM:

Devoções populares encerram celebrações da Semana Santa


O jovem universitário Marcos Vinícius Lima sempre está presente nos momentos de confissões e acredita que os jovens têm deixado de lado a timidez para buscar o perdão de Deus. “É por meio da confissão que busco transformar minha alma velha numa alma nova, na intenção de receber o Espírito Santo de Deus”, diz o estudante.

A confissão, reconciliação, sacramento da penitência ou sacramento do perdão envolve a remissão de pecados perante um padre (presbítero) ou bispo que neste momento atua em nome de Cristo e o recebimento do perdão divino das faltas confessadas e de uma penitência (reparação de danos causados pelo pecado). É praticado na Igreja Católica, na Igreja Ortodoxa e em algumas comunidades religiosas da Igreja Anglicana. A Igreja Católica pune automaticamente com excomunhão qualquer sacerdote que revelar o que lhe foi dito em confissão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.