Fé e devoção

Muita emoção e fé marcam primeira noite da 'Via Sacra'

Os últimos passos de Jesus foram retratados na tradicional apresentação no bairro Anjo da Guarda, em São Luís; nova apresentação deve acontecer hoje

Thiago Bastos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39
Momento da encenação da ‘Via Sacra’, produzida pelo Grupo Grita, no bairro Anjo da Guarda
Momento da encenação da ‘Via Sacra’, produzida pelo Grupo Grita, no bairro Anjo da Guarda (Encenação da ¿Via Sacra¿, produzida pelo Grupo Grita, no bairro do Anjo da Guarda)

SÃO LUÍS - Muita emoção e fé marcaram a apresentação da 'Via Sacra' - que completou 36 anos de existência -, realizada na noite de ontem no bairro Anjo da Guarda. O espetáculo, que retrata os últimos passos de Jesus Cristo, foi acompanhando por milhares de pessoas. Hoje deverá ocorrer nova encenação.

Antes da apresentação, O Estado acompanhou os bastidores do espetáculo. A comunidade, responsável pela promoção dos atos que compõem a Via Sacra, se mobiliza integralmente. “É sempre emocionante participar deste evento. A gente se sente realmente importante ”, declarou Marcio Santos, de 29 anos, que interpretou um dos guardas romanos.

Às 19h30 em ponto, a peça começou a ser encenada. O primeiro ato foi apresentado na Praça Recanto da Paixão, onde se passam cenas importantes do enredo. O auge desta etapa foi o Sermão da Montanha, momento em que Jesus Cristo (papel do ator Jorge Smith) recita versos para uma multidão. Uma das novidades deste ano foi a participação, neste trecho da peça, de bandas marciais.

Outro ato acompanhando de perto pelo público foi encenado na avenida Dinamarca, com a chegada de Jesus em Jerusalém. No terceiro ato, Jesus expulsou os vendilhões do templo em um palco montado no Largo do Teatro Itapicuraíba.

Na praça do Anjo, o público viu as cenas do Lava-Pés, da Santa Ceia, além da condenação de Jesus. Depois, o espetáculo entrou em seu momento mais tenso: a Via Crucis. Jesus segue, sendo agredido, pelas ruas do Anjo da Guarda carregando uma cruz de madeira. A direção do espetáculo inseriu, nesta cena, as caixeiras do Divino Espírito Santo, que acompanharam Jesus antes da crucificação.

Antes da morte e ressureição de Cristo, o penúltimo ato do espetáculo fez menção ao tema educação. Por fim, ocorreu o enforcamento de Judas, a Anunciação (com texto do cantor e compositor César Teixeira) e a Ressurreição. No total, foram quase cinco horas de apresentação.

De acordo com o organizador da Via Sacra, Cláudio Silva, a participação dos moradores é fundamental. “É o maior espetáculo ao ar livre do estado e a cada ano aumenta nossa responsabilidade, pela exigência do público. Graças a Deus, conseguimos organizar um maravilhoso evento que, sem a comunidade, não seria possível, declarou.

Presença

Os moradores do Anjo da Guarda e adjacências fizeram questão de acompanhar todas as cenas da encenação. “Eu venho com minha família todos os anos e, apesar de a gente saber a história, é sempre importante lembrar o sofrimento e a glória Cristo”, afirmou Maria das Graças, dona de casa e moradora do Anjo da Guarda.

De acordo com os organizadores, para este ano foram necessárias 2.500 pessoas para integrar o espetáculo. Segundo a Polícia Militar do Maranhão (PM), 440 homens foram destacados para fazer a segurança do local. Até o fechamento desta edição, nenhuma ocorrência mais grave foi registrada.

Números

- 36 anos de apresentação Via Sacra 2017

- 5 horas de apresentação

- 2.500 pessoas integram o elenco da encenação

- 440 policiais militares foram responsáveis pela segurança

Via Sacra 2017

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.