Capacitação

Empreendedoras de comunidades rurais de Buriticupu são certificadas

Cerca de 40 mulheres foram capacitadas nas comunidades de Vila Pindaré e Vila União; o fomento às comunidades empreendedoras é uma iniciativa preponderante ao desenvolvimento local e regional, conforme o Sebrae

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39
Mulheres da comunidade de Vila Pindaré certificadas no curso de Corte e Costura
Mulheres da comunidade de Vila Pindaré certificadas no curso de Corte e Costura

AÇAILÂNDIA - Comprometido em criar mecanismos de incentivo ao empreendedorismo, o Sebrae, por meio da Unidade Regional da instituição em Açailândia, certificou recentemente 40 mulheres das comunidades de Vila União e Vila Pindaré, ambas do município de Buriticupu, capacitadas nos cursos de Manicure e Corte e Costura, ministrados em novembro de 2016, com o objetivo de fomentar a geração de emprego e renda.

As capacitações fazem parte das ações que o Sebrae realiza em parceria com a mineradora Vale, que têm o objetivo de gerar emprego e renda a moradores de comunidades localizadas às margens da Estrada de Ferro Carajás.
Segundo a gerente regional do Sebrae em Açailândia, Rosilene Borges, o fomento a essas comunidades empreendedoras é uma iniciativa preponderante ao desenvolvimento local e regional.

“Os cursos ofertados pelo Sebrae, em parceria com a Vale, atendem com foco nas peculiaridades de cada povoado. Assim, estudamos e fazemos um diagnóstico para levantar as vocações de cada público local, com o intuito de provocar a cultura empreendedora”, destacou Rosilene.

Dilcélia Costa, moradora de Vila União, participou do curso de manicure e enfatiza a importância do Sebrae e da Vale em sua vida. “Eu aprendi técnicas de desenho para serem aplicados em unhas e hoje faço cartelas de adesivos para vender e contribuir no orçamento da minha família”, enfatizou Dilcélia. Assim como ela, 20 mulheres foram capacitadas no povoado e já realizam trabalhos com os métodos aprendidos.

Com base nas vocações diagnosticadas em Vila Pindaré, o curso oferecido na comunidade foi o de Corte e Costura e beneficiou 20 moradoras locais. Emília de Oliveira, uma das participantes, continua produzindo peças de roupas, com base no aprendizado adquirido no curso.

“Eu hoje faço roupas para as minhas filhas e parentes. É muito satisfatório para mim conseguir fazer coisas que nunca pensei e poder ganhar dinheiro com isso. Pretendo me aperfeiçoar ainda mais nesta atividade”, relata Emília.

O analista de relacionamento com comunidades da Estrada de Ferro Carajás (EFC), Adriano Oliveira, que acompanha a execução dos projetos na região, esteve presente na entrega dos certificados e aproveitou a ocasião para motivar as moradoras a se qualificarem cada vez mais, como forma de se tornarem profissionais na atividade de Corte e Costura.

[e-s001]Sobre a atuação da Vale nas comunidades por meio dessas ações realizadas em parceria com o Sebrae, a gerente de relacionamento com comunidades, Andrea Andrade, enfatiza que a proposta é gerar o desenvolvimento local com base na sustentabilidade.

“A Vale dispõe de três eixos de ações nas comunidades: Geração de Renda, Educação e Saúde. Este projeto, desenvolvido com a parceria do Sebrae, atua no primeiro eixo. Programamos ações que possam contribuir em resultados a curto e médio prazo na geração de renda dessas comunidades. O Sebrae nos dá o arcabouço técnico para a implantação e desenvolvimento dessas ações, já que tem essa expertise. Uma parceria importante para complementar as ações da Vale nessas comunidades”, disse. As ações do Sebrae e da Vale nestas comunidades, continuam em 2017, com a oferta de mais cursos e capacitações aos moradores locais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.