União

Em estado grave, paciente se casa em UTI de hospital

Tomás Martins pediu para que casamento fosse realizado na Unidade de Terapia intensiva, pois temia deixar esposa e filha desamparadas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39
Paciente assina documento de casamento na UTI de hospital em Santa Inês
Paciente assina documento de casamento na UTI de hospital em Santa Inês (casamento)

SANTA INÊS - Uma cena inesperada foi vista por pacientes, acompanhantes e profissionais do Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês. A lavradora Rosileude da Costa, de 33 anos, se casou, no início de abril, com o operador de máquinas Luís Brandão, de 61 anos, que estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital.

Levado às pressas para a unidade na segunda-feira, 3, após passar mal por complicações de uma úlcera no duodeno, Brandão convenceu Rosileude da Costa a realizar a cerimônia dentro da UTI para onde foi levado pela equipe médica, por causa do quadro clínico que apresentava. O casal vive em Santa Inês e estava em união estável desde 2008. A cerimônia foi realizada na terça-feira, 4.

“Depois da internação, ele me disse que queria se casar logo, porque estava preocupado com a saúde e o futuro da nossa filha. Então, conversei com a assistente social, que nos ajudou a fazer tudo isso acontecer”, contou a lavradora, mãe de uma menina de 4 anos, que teve com Brandão. “Eu falei para ele que Deus não ia deixar ele morrer antes de nos casarmos. Estou muito feliz, porque já posso dizer que tenho o nome dele no papel”, comemorou.

A cerimônia teve a presença de funcionários do cartório da cidade, testemunhas dos noivos e profissionais do hospital, além de pacientes e acompanhantes. “Gostei muito do atendimento e da atenção que recebemos aqui. A equipe nos ajudou a tornar realidade o nosso sonho”, afirmou Rosileude da Costa.

Para a diretora administrativa da unidade, Thayse Lima, é importante saber que os profissionais envolvidos nesse caso ajudaram não apenas no tratamento médico do paciente. “Ao contribuir para que o casal oficializasse essa relação, conseguimos satisfazer uma necessidade dele que era mental e espiritual. Isso auxilia, também, na recuperação física”, explicou.

A expectativa de Thayse se confirmou na quinta-feira, 6. O operador de máquinas recebeu alta da UTI e foi transferido para o setor de Clínica Médica após apresentar melhora na saúde. Durante os três dias em que permaneceu na Unidade de Terapia Intensiva, ele fez endoscopia e recebeu medicações para interromper o sangramento provocado pela úlcera.

“Posso dizer que ter me casado aqui contribuiu muito com a minha recuperação. Reconheço que o amor da minha esposa me ajudou, e nós só temos a agradecer a todos do hospital por terem feito tudo isso dar certo”, avaliou Luís Brandão.

Unidade hospitalar
A unidade é referência para as regiões de Santa Inês, Zé Doca e Pindaré, com atendimentos hospitalares nas áreas clínica, ambulatorial, UTIs adulto e infantil e cirúrgica. O Hospital Macrorregional Tomás Martins possui leitos regulados na área clínica – médica e pediátrica –, cirurgia geral e ortopédica, Unidade de Terapia Intensiva. Para a parte ambulatorial, a unidade conta com cardiologia, gastroenterologia, neurologia, enfermagem, pediatria, ortopedia, nefrologia, fisioterapia, serviço social e psicologia, entre outros serviços.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.