Conservador

Ahmadinejad surpreende e registra candidatura para eleição no Irã

Líder supremo Ali Khamenei tinha desaconselhado candidatura presidencial, que ainda precisa ser aceita pelo Conselho de Guardas; eleição será em maio

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39

Teerã - O ex-presidente do Irã, o conservador Mahmoud Ahmadinejad, registrou ontem sua candidatura para as próximas eleições presidenciais, previstas para maio, apesar do líder supremo, Ali Khamenei, o ter desaconselhado. Ele tinha aparentemente aceitado não concorrer.

Ahmadinejad foi até a sede do Ministério do Interior, em Teerã, para acompanhar por duas vezes o vice-presidente Hamid Baqai, também candidato, e finalmente preencheu os formulários de registro, segundo confirmou à Agência Efe um responsável por seu escritório.

Depende agora a candidatura será aceita pelo Conselho de Guardas, mas este inesperado coloca ainda mais incerteza ao pleito, onde se espera que o atual presidente, Hassan Rohani, tente a reeleição.

Mahmoud Ahmadinejad, presidente entre 2005 e 2013 tinha especulado com concorrer às eleições, mas Khamenei sugeriu que não o fizesse, pois causaria "uma sociedade bipolar, que é prejudicial" para o país.

Sobre esta questão, Ahmadineyad disse em recente entrevista à Efe: "Ele é o líder. Me recomendou para não concorrer e eu aceitei". No entanto, o ex-presidente disse ontem à imprensa, no Ministério do Interior: " O conselho do líder não significava que eu não estaria presente".

"Minha participação é como um apoio a Baqai", disse, sobre os rumores de que a candidatura do ex-vice-presidente e homem de confiança de Ahmadinejad poderia ser desqualificada, já que ele passou alguns meses na prisão acusado de corrupção.

O registro de candidatos começou ontem e se prologará até o próximo dia 15 e o Ministério do Interior anunciará a lista definitiva os aceitos pelo Conselho de Guardas entre os dias 26 e 27 de abril.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.