Cerimônia

Após sete meses, Embrapa Cocais empossa hoje a chefe-geral

Maria de Lourdes Mendonça Santos Brefin assumiu o cargo desde setembro do ano passado, mas só terá posse oficial agora; cerimônia acontece nesta quarta

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39
Maria de Lourdes Santos Brefin, chefe-geral da Embrapa Cocais
Maria de Lourdes Santos Brefin, chefe-geral da Embrapa Cocais (Embrapa Maria de Lourdes Santos Brefin)

SÃO LUÍS - Mudanças já estão em andamento desde que a nova chefe-geral da Embrapa Cocais, Maria de Lourdes Mendonça Santos Brefin, assumiu o cargo em 1º de setembro de 2016. A posse oficial será hoje, às 10h, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema). A cerimônia terá a presença do presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Antônio Lopes.

A atual gestora foi aprovada em processo seletivo público pela Diretoria Executiva da Empresa para um mandato de três anos, prorrogável por igual período. Durante a solenidade, além da apresentação da proposta de trabalho, haverá assinatura de Acordo de Cooperação Técnica entre a Embrapa e o Governo do Estado do Maranhão para a transferência de tecnologia em cultivos biofortificados.

O programa de biofortificação brasileiro (Rede BioFORT), cujo objetivo é o fortalecimento da segurança alimentar e nutricional, é coordenado na Embrapa Agroindústria de Alimentos pela pesquisadora Marilia Nutti, e, no Maranhão, estão envolvidas nas ações a Embrapa Cocais e a Embrapa Meio-Norte.

As atividades técnicas e de gestão serão executadas em instalações da Secretaria de Agricultura Familiar do Maranhão (SAF-MA), com o apoio das entidades vinculadas Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp) e Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma). No estado, a iniciativa vai garantir também incentivos para que os pequenos agricultores aumentem a produção agrícola.

Na cerimônia de posse, serão oferecidos, para degustação, produtos da pesquisa da Embrapa e alimentos biofortificados.

Ações
A nova gestão da Embrapa Cocais adotou ações voltadas para a rediscussão do foco da Unidade e de sua atuação, bem como das cadeias priorizadas e a atualização da Agenda de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) e Transferência de Tecnologia (TT) para o curto e médio prazos e para a ampliação das parcerias que incluem: Unidades da Embrapa, Governo Estadual, Municipal e suas Secretarias, instituições de ensino, pesquisa e extensão, sindicatos rurais, empresas privadas e demais segmentos sociais.

E, ainda, ações de indução de novos projetos de pesquisa para o atendimento de demandas prioritárias das principais cadeias produtivas da região. As ações de TT terão forte vertente associada às políticas públicas e aos programas de governo.

A prospecção e a sistematização de demandas, por sua vez, serão feitas a partir de diálogos contínuos com a sociedade, tendo com norteador a avaliação de impactos econômicos e socioambientais das Tecnologias Produtos e serviços (TPS) ofertados pela Embrapa Cocais aos produtores.

Todas as mudanças estão sendo submetidas à discussão e avaliação de seus colaboradores internos e dos principais “clientes” representativos da Unidade (Diretoria, produtores, órgãos públicos e privados de pesquisa e extensão, entre outros), sendo validada pela Diretoria da Embrapa.


Sobre a Embrapa Cocais

Para minimizar o “vazio institucional” existente em áreas de expansão da fronteira agrícola onde se verifica alta demanda por conhecimentos e solução de problemas para enfrentar os novos desafios tecnológicos advindos da evolução da produção agrícola, do avanço da fronteira do conhecimento e das novas políticas públicas, criou-se a Embrapa Cocais e Planícies Inundáveis no final de 2009.
Desde sua criação, a Unidade tem realizado trabalhos com foco em pesquisa e desenvolvimento e transferência de tecnologia em temas relacionados a diversas cadeias produtivas, especialmente no estado do Maranhão, e abordando diferentes públicos e demandas. A Unidade possui Campo Experimental em Arari-MA, com área de 8 hectares, e uma Unidade de Execução de Pesquisa (UEP) em Balsas-MA.



Perfil da chefe-geral

Maria de Lourdes Mendonça Brefin possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual do Maranhão (1986), mestrado em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1990), mestrado em Ciências Ambientais (Troisième Cycle) pela École Polytechnique Fédérale de Lausanne, Suíça (1995) e doutorado em Ciências, Pedologia e Geomática (Doctorat ès Sciences en Pédologie et Géomatique) pela École Polytechnique Fédérale de Lausanne, Suíça (1999). Possui pós-doutorado pela The Sydney University, Austrália em Mapeamento Digital de Solos.

É pesquisadora da Embrapa desde 1990. Na Embrapa Solos, assumiu o cargo de chefe-geral da Embrapa Solos, onde exerceu dois mandatos, no período de 2009 a 2011 e de 2011 a 2014. Atua no âmbito internacional, participando e formando redes de pesquisas: é líder do pólo Latinoamericano do Consórcio Global em Mapeamento Digital de Solos - MDS e é membro da Aliança Mundial para o Solo da FAO.

É membro da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo e membro de seu Comitê Editorial; da União Internacional de Ciência do Solo e atua como revisora ou consultora ad hoc para diversas revistas científicas nacionais e internacionais e fundações de fomento à pesquisa. Representa a Embrapa em diversos fóruns nacionais e internacionais sobre Solos e, desde a criação em 2013, é membro do ITPS - Intergovernamental Technical Panel on Soil da Aliança Mundial para o Solo (AMS), da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

Com relação à produção científica, vale destacar, pelo número de citações e downloads, as seguintes publicações internacionais: artigo na Geoderma em 2003, intitulado "On Digital Soil Mapping" com mais de 1.000 citações na base Scopus; livro publicado pela Springer, intitulado "Digital Soil Mapping with Limited Data", que alcançou em junho de 2014, 12.404 downloads de capítulos, com total de 30.037 capítulos baixados, desde 2008, quando foi disponibilizado na internet.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.