Partidos

Zé Inácio lidera disputa estadual no PT; São Luis deve ter 2º turno

Disputa acirrada entre Honorato Fernandes e Fernando Magalhães na capital maranhense

Marco Aurélio D''Eça - Editor de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39
Candidatos vão disputar novo pleito pelo comando do PT em São Luís
Candidatos vão disputar novo pleito pelo comando do PT em São Luís (Zé Inácio)

O atual presidente do diretório municipal do PT, Fernando Magalhães, e o vereador Horonato Fernandes irão disputar o comando do diretório municipal do partido. Eles foram os mais votados no Processo de Eleição Direta, realizado ontem em São Luís. O terceiro colocado foi Carlito Reis.

Além do presidente, o PT escolheu também os delegados que irão votar no processo de escolha do presidente estadual. Magalhães apóia o deputado Zé Inácio para o comando estadual da legenda. Honorato, por sua vez, está fechado com Francimar Lima.

A definição do comando do PT, tanto em São Luís quanto no Maranhão definirá a linha de atuação do partido nas eleições gerais do ano que vem. O partido deve fechar coligação com o PCdoB, do governador Flávio Dino, mas a posição da legenda em relação à chapa deve sofrer modificações de acordo com quem for o presidente escolhido.

Honorato teve a chapa impugnada por vários petistas, sob a alegação de que abusou do poder econômico na campanha, usou meios de comunicação para pedir votos de forma ostensiva e usou a influência externa dos vereadores Raimundo Penha (PT) e Professor Sá Marques (PHS) durante o processo.

Caso sua impugnação seja confirmada, ele ficará de fora do segundo turno.

O PT precisa ocupar um papel de acordo com a sua importância” Zé Inácio, deputado estadual e candidato a presidente do partido

Estadual

Disputam o pleito estadual no deputado estadual Zé Inácio, o atual vice-presidente Augusto Lobato e mais os militantes Eri Castro, Paulo Romão e Francimar Lima.

Caso o escolhido seja Lobato, alinhado ao Palácio dos Leões e assessor do governo Flávio Dino, a presença do PT na chapa comunista não terá maiores conseqüências. No caso de o deputado Zé Inácio vencer, no entanto, haverá uma intensa discussão sobre o papel do partido na chapa.

“O PT precisa ocupar um papel de acordo com a sua importância”, diz Zé Inácio.

Os demais candidatos atuam de forma independente, mas terão forte influência num eventual segundo turno em âmbito estadual.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.