Oportunidade

Provas de seletivo da UFMA são realizadas

De acordo com o Núcleo de Eventos e Concursos da instituição, exame foi aplicado com tranquilidade; segundo a organização do concurso, 2.200 pessoas faltaram

Thiago Bastos/De O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39
Candidatos fizeram as provas na manhã de ontem.
Candidatos fizeram as provas na manhã de ontem. (Candidatos Ufma)

SÃO LUÍS - As provas do seletivo que distribui duas mil vagas em cursos de educação a distância da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) foram aplicadas na manhã de ontem (9) em São Luís e em outros 14 municípios maranhenses. De acordo com o Núcleo de Eventos e Concursos da instituição de ensino superior, o exame foi aplicado com tranquilidade. Nenhuma ocorrência mais grave foi registrada.

Ainda de acordo com a organização, 2.200 pessoas faltaram ao certame. Os inscritos buscam ingresso em 10 graduações, de acordo com o Edital nº 29, de 2017.

No Colégio Universitário (Colun), situado no campus Dom Delgado (São Luís), da UFMA, os candidatos chegaram cedo para garantir a presença no exame. “Saí cedo de casa para não correr o risco de faltar ao exame”, disse Marcelo Alves, candidato. Outros candidatos não tiveram a mesma sorte e chegaram após às 9h (horário inicial de aplicação das provas). “Realmente tive problemas ao sair de casa e não consegui chegar. Ficará para a próxima”, afirmou Diego Pereira.

Segundo o diretor do Núcleo de Eventos e Concursos da UFMA, Esnel Fagundes, a promoção do concurso é um ato de relevância para a democratização das vagas na instituição. “É uma modalidade de ensino mais presente no dia a dia e sem dúvida a universidade dá uma lição para a sociedade, ao ofertar estas vagas e a possibilidade de capacitação profissional”, disse.

Apesar da promoção do certame e do grande fluxo de veículos, não foi registrado congestionamento da avenida dos Portugueses, via de acesso ao campus São Luís da UFMA.

Outros municípios

Além de São Luís, os testes foram aplicados em Açailândia, Anapurus, Barra do Corda, Bom Jesus das Selvas, Caxias, Codó, Colinas, Fortaleza dos Nogueiras, Humberto de Campos, Imperatriz, Nina Rodrigues, Porto Franco, Santa Inês e Timbiras. No total, 813 pessoas participaram somente da fiscalização das provas em todo o estado.

Segurança Campus

O caso de estupro, registrado na segunda-feira (3) na UFMA em São Luís obrigou a polícia a reforçar a segurança. No local, na manhã de ontem (9), era possível observar várias viaturas do 1º Batalhão da Polícia Militar (BPM) circulando no local.

“É uma modalidade de ensino mais presente no dia-a-dia e sem dúvida a universidade dá uma lição para a sociedade, ao ofertar estas vagas e a possibilidade de capacitação profissional”Esnel fagundes, diretor do Núcleo de Eventos e Concursos da UFMA

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.